sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Emprego bate recorde em janeiro: Tendência se inverte e empresas reclamam de falta de mão de obra.

“A tendência para este ano é mais para contratar do que demitir”. A maioria dos funcionários recolocados estava sem trabalho desde que haviam deixado a empresa.
O grupo Valeo, fabricante de autopeças, ampliou seu quadro em cerca de 100 pessoas no mês passado e hoje tem 4,2 mil funcionários.
Há vagas, porém, que não foram preenchidas por falta de mão de obra disponível. Segundo o diretor de Recursos Humanos, Francisco Cuesta, desde dezembro a empresa procura por engenheiros especializados em métodos e processos de fabricação de componentes, sem sucesso. O salário para o cargo gira em torno de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil.
Só as montadoras de veículos contrataram em janeiro 1,8 mil trabalhadores, somando o total de 126,2 mil pessoas, 300 a mais do que tinha no mesmo mês do ano passado.
Enquanto a geração de empregos no segmento cresceu menos de 1% na comparação mensal, a produção de carros aumentou 31,6%.
No grupo das que contrataram estão a PSA Peugeot Citroën, que abriu 700 vagas para iniciar o terceiro turno de trabalho na fábrica de Porto Real (RJ); a MAN/Volkswagen, com 700 novos postos para ampliar a produção de caminhões e ônibus em 25% na fábrica de Resende (RJ) e a Mercedes-Benz, com 250 novas vagas em São Bernardo do Campo (SP). 
_________

Nenhum comentário: