quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VIVO E PROJETO SAÚDE E ALEGRIA INAUGURAM TELEFONIA MOVEL EM BELTERRA

Será as 18 horas de hoje a grande inauguração da torre de transmissão que conecta o Município de Belterra pelo telefone celular.
A Vivo e a Ericsson, em parceria com outras oito empresas e entidades, inauguram hoje no município de Belterra, no Pará, a Estação Rádio Base (ERB) Pedro Teixeira. Trata-se da primeira antena de telecomunicações móveis instalada nesta região da Amazônia, com a tecnologia de Terceira Geração, e permite, além da comunicação de voz, o acesso à internet com banda larga móvel.
Já na primeira fase, a iniciativa permitirá o acesso à tecnologia 3G a mais de 30 mil pessoas em comunidades atendidas pelo Projeto Saúde & Alegria, na região Oeste do Pará
A implantação desse projeto tornará possível conectar entre elas e com o mundo as comunidades atendidas pela ONG Saúde & Alegria (PSA), que atende 20 mil pessoas de 175 vilarejos em três municípios do Oeste do Pará – Belterra, Aveiro e Santarém.
Há 22 anos, o Projeto Saúde & Alegria realiza programas de desenvolvimento comunitário nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação.
A idéia de conectar as comunidades atendidas pelo PSA surgiu no âmbito da Rede Vivo Educação, uma ferramenta interativa de articulação de pessoas e idéias em torno dos temas Educação e Tecnologia, criada pelo Instituto Vivo em dezembro de 2008. Estabeleceu-se então uma rede de parceiros para viabilizar o projeto, o que já garantiu a instalação da infra-estrutura de telecomunicação móvel de Terceira Geração.
A partir daí, o Instituto Vivo passa a dar suporte ao PSA no desenvolvimento de metodologias e práticas de aprendizagem em rede com o uso dos dispositivos de telecomunicação móvel, amplificando as oportunidades de interação das comunidades.
O Projeto Saúde & Alegria oferecerá suporte local e será responsável pelo treinamento das comunidades, orientando sobre a utilização dos aplicativos. Na rede de aprendizagem, serão atendidas numa primeira fase 15 comunidades. Nestes locais, kits de energia fotovoltaica irão recarregar os aparelhos, que serão usados na produção de conteúdos posteriormente publicados na web e/ou outras plataformas.
Além da Vivo e Ericsson, também integram o rede de parceiros do projeto: Sony Ericsson, Prefeitura de Belterra, CPqD, Bimetal, Formatto Engenharia, LaMark, Hospital Albert Einstein e Projeto Saúde & Alegria. Todos esses parceiros irão investir e alavancar recursos institucionais e a colaboração de seus profissionais para disseminar a educação e saúde por meio da comunicação móvel.
----

Nenhum comentário: