quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto Saúde e Alegria é destaque no Congresso Mundial de Hospitais

Durante o 36º Congresso Mundial de Hospitais – IHF RIO 2009, que aconteceu de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro, o Projeto Saúde & Alegria foi um dos grandes destaques.
Vencedor da categoria Tema Livre, o trabalho “Proposta de modelo de atendimento para regiões de lagos e rios da Amazônia”, apresentado pelo Dr. Fábio Tozzi, coordenador de medicina comunitária do Projeto Saúde & Alegria, relatou a experiência de atendimento médico através de uma unidade móvel localizada em um barco, o Abaré.
O Projeto Saúde e Alegria (PSA) é uma ONG que atua na Amazônia há 20 anos, trabalhando para melhorar as políticas públicas por meio do desenvolvimento integrado e sustentável da região.
Tozzi apresentou o trabalho de atendimento das populações ribeirinhas com o Barco Abaré, modelo de atendimento, ensino e pesquisa nos moldes de um Programa de Saúde da Família itinerante.
O Barco Abaré é uma Unidade Móvel de Saúde financiada pelo Terre dês Hommes Holanda que atende aproximadamente 2785 famílias ou 15.000 beneficiários de 73 comunidades nas duas margens do rio Tapajós, promovendo o acesso aos programas da atenção básica como pré-natal, PCCU, planejamento familiar, imunizações, saúde oral, saúde da criança, atendimentos médicos, pequenas cirurgias, atendimentos ambulatoriais e realizações de exames de rotina.
O Abaré está equipado com sala odontológica e de obstetrícia, equipamentos para exames clínicos básicos completos, entre outros, além de dispor de instrumentos de comunicação e educação, com espaços para palestras e oficinas de capacitação. Tem como suporte uma ambulancha, facilitando o resgate de pacientes nos casos mais emergenciais. Além de médicos e enfermeiros, palhaços, arte-educadores se juntam à equipe arrancando sorrisos e educando pessoas. Todos os anos o Abaré chega a atender mais de 18 mil casos, entre atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, prevenindo doenças e salvando muitas vidas.
---

Nenhum comentário: