terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morre aos 100 anos o antropólogo Claude Lévi-Strauss

O antropólogo, etnólogo e filósofo Claude Lévi-Strauss faleceu na noite de sábado para domingo. Tinha 100 anos de idade.
Nascido em Bruxelas a 28 de Novembro de 1908, o francês Lévi-Strauss foi um dos nomes maiores da antropologia, tendo exercido uma influência decisiva na evolução desta área científica ao longo do século XX.
No entanto, a sua obra acabou por influenciar todas as ciências sociais, nomeadamente através do seu contributo para o advento do estruturalismo – corrente de pensamento que procura identificar nos factos de natureza simbólica as formas invariáveis que existem em diferentes conteúdos.
A Lévi-Strauss é ainda atribuído um papel percursor no nascimento do movimento ecologista.

Por Pablo Castro

Sem dúvida, um dos maiores gênios do pensamento social. Sua interpretação do tabu do incesto foi sua primeira bomba intelectual : depois de refutar as tentativas de explicação acerca da universalidade do incesto em todas as sociedades humanas, ele encara o fenômeno como a primeira estrutura, raiz mais profunda de toda a cultura, que na verdade seria a primeira projeção simbólica que separaria natureza e cultura, além de estar vinculado à necessidade de trocas simbólicas e materiais dentro das sociedades humanas. Esse pensamento dentro da antropologia representou um deslocamento das interpretações funcionalistas até então vigentes.

Leia mais »

Nenhum comentário: