sexta-feira, 26 de junho de 2009

URUGUAI - Ex-guerrilheiro que se inspira em Lula é favorito em prévias eleitorais.

Os partidos do Uruguai decidem neste domingo quem serão os candidatos que disputarão a sucessão do presidente socialista Tabaré Vázquez nas eleições de outubro.
O nome mais forte da disputa, segundo pesquisas de intenção de voto, é o do ex-ministro da Agricultura do atual governo, José Mujica, pré-candidato da Frente Ampla, de Vázquez.
Ex-guerrilheiro de esquerda e político carismático, Mujica, de 71 anos, tem dito que, se eleito, se inspirará na gestão do presidente Lula, seguindo, diz ele, a receita de um manejo responsável da economia e a ênfase em políticas sociais e de distribuição de renda.
Duas pesquisas divulgadas esta semana dizem que Mujica terá entre 53% e 56% dos votos na convenção da Frente Ampla.
O outro pré-candidato da coalizão governista, o ex-ministro da Economia, Danilo Astori que no início da campanha chegou a receber o apoio de Vázquez, está na faixa dos 30%.
Na oposição, o ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), do Partido Nacional (ou Blanco) de centro-direita, é o que tem mais chances nas eleições de 25 de outubro. Segundo duas pesquisas desta semana, ele terá entre 56% a 63% nas prévias. Mas, se a reta final da disputa ficar entre ele e Mujica, o governista teria 43,4% dos votos, e Lacalle, 27,5%. Pedro Bordaberry, do Partido Colorado, teria 6,1%.

Nenhum comentário: