segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PEEMDEBISTAS

A polêmica entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é reveladora não da "mediocridade" da política brasileira, mas sim da cara de pau do entrevistado.
Jarbas atira para todos os lados, mas bate mais forte em seus correligionários, especialmente José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL).
Diz com todas as letras que o PMDB "é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte" e acusa seus companheiros de corruptos: "boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção".
A melhor parte da entrevista, porém, não é o arrazoado moralista do experiente Jarbas que almeja ser vice na chapa de José Serra (PSDB) em 2010, mas a singela resposta para a pergunta que não queria calar: por que raios Jarbas Vasconcelos permanece no PMDB?
"Se eu sair daqui irei para onde? É melhor ficar como dissidente, lutando por uma reforma política para fazer um partido novo, ao lado das poucas pessoas sérias que ainda existem hoje na política", afirmou.
Da resposta do ex-governador pernambucano é possível concluir que ele se sente mais à vontade convivendo ao lado dos corruptos que denuncia do que longe de e tais companhias. Talvez não demore muito para o senador deixar a legenda e resta saber se ele conseguirá, fora do PMDB, manter acesa a chama da sua luta pela reedificação da moral e dos bons costumes nacionais.

Pelo que se pode julgar a partir do noticiário as declarações de Jarbas Vasconcelos sobre corrupção no PMDB, não caíram bem entre os colegas de partido.
Porém, como não há nenhum bobo na política, a "punição" ao senador deverá ser bem leve, evitando a sua expulsão da legenda.
E qual a razão disto? Muito simples: pela atual regra de fidelidade partidária, uma vez expulso Jarbas poderia ingressar em outro partido sem perder o mandato.
E, desta forma, ser o vice de José Serra (PSDB) na eleição de 2010, caso Serra realmente seja o candidato tucano à presidência.
Daí a permanência de Jarbas no PMDB ter o caráter de "punição", uma vez que ele ficaria de mãos atadas, pelo menos no que diz respeito à vaguinha de vice na chapa de Serra...
--

Nenhum comentário: