sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A morte de Sérgio Naya

O ex-deputado federal Sérgio Naya morreu nesta sexta-feira, aos 66 anos, em Ilhéus, na Bahia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Naya era dono da construtora Sersan, responsável pela construção do edifício Palace 2, na Barra da Tijuca, que desabou em 22 de fevereiro de 1998, durante o carnaval. A tragédia completa 11 anos no próximo domingo. Oito pessoas morreram soterradas e quase duas mil ficaram desabrigadas.

Após o desabamento, ficou comprovado que o edifício fora construído com material de qualidade ruim, como areia da praia, além de erros de cálculo nas vigas de sustentação.

Comentário de Luis Nassif

Foi erro de cálculo, não de qualidade de material. Na época ousei enfrentar o efeito-manada, a partir de um email que recebi de um engenheiro de prefeitura de São Paulo, comprovando que só poderia ter sido erro do calculista. E erro no cálculo da obra não havia como ser escamoteado. O que mantinha Naya como responsável cível pelas perdas e pelas mortes, mas não responsável penal.

O engenheiro também mostrava que a história da areia encontrada nas fundações era típica armação jornalística. O inquérito confirmou essas hipóteses.

Pesava contra Naya o fato de ser um político de quarta categoria, que usava o cargo para abrir portas.

Nenhum comentário: