sábado, 31 de janeiro de 2009

LO-STM, a terceira temporada

por Tiberio Alloggio (*)

Tamanho foi o sucesso das temporadas anteriores de LO-STM, um dos maiores seriados de todos os tempos, que as produções locais do PIG e do DEMGUE já resolveram produzir a terceira temporada que deverá estrear ainda no mês de março deste ano.

Devido aos altos custos da nova produção, a Justiça Eleitoral resolveu contribuir com algo entorno de R$ 150 mil, para que LO-STM possa se tornar realidade.

O deputado federal que protagonizou o seriado nas duas edições anteriores foi escolhido para dirigir a nova temporada. Enquanto para o papel principal, a produção deverá escalar (pelo peso e tamanho) o seu dublê, além de um sobrinho como coadjuvante, merecedor de ascender a um papel de protagonista.

Para quem ainda não assistiu ao seriado, LO-STM conta as aventuras de um grupo de viajantes perdidos no meio da Amazônia, num lugar misterioso, onde fatos estranhos e sobrenaturais acontecem, complicando a vida dos protagonistas.

O tema principal dessa terceira temporada serão as peripécias de um grupo de viajantes perdidos, na tentativa de alcançar (por terra e água) o aeroporto Wilson Fonseca. Na realidade, uma rodoviária local disfarçada de aeroporto internacional. E de lá tentar fugir de LO-STM.

Para tanto, já estão sendo recriados os cenários que decretaram o sucesso da série. LO-STM já encontra-se abandonada e sem governo nenhum, com suas ruas já devidamente esburacadas, enquanto o Terminal da Tiradentes, o Tablado e o Porto da Cargill mantiveram preservadas a forma original e aconchegante de suas fisionomias.

O mercado Modelo e o Mercadão 2000 tiveram suas reformas paralisadas e escondidas, enquanto grandes quantidades de lixo está sendo acumuladas em todo o beiradão para garantir a volta dos urubus na área.

Incentivos financeiros estão sendo distribuídos aos donos dos barcos ancorados em frente à cidade, para que possam aumentar o número de banheiros em suas embarcações, a fim de contribuir para que o cheiro típico do beiradão volte o mesmo dos belos tempos.

Os grades cinturões sub-urbanos, crescidos entorno de LO-STM, como Cipoal, São José, Tabocal, serão o palco natural das disputas entre os protagonistas e as gangues, na luta pelo controle do território e a sobrevivência física.

Infelizmente, alguns dos lindos cenários que fizeram a historia dos primeiro capítulos, como o aterro que divide a avenida Cuiabá com a rodovia Fernando Guillhon, o trapiche e uma parte da orla, tiveram que ser retirados por falta de condições. Mas em compensação foram garantidas as ruas Dom Frederico Costa e o acesso principal ao bairro da Nova Republica.

Enfim, está quase tudo pronto para a grande estréia no dia 8 de março da nova temporada de LO-STM.

A produção agradece o tamanho esforço para que se conseguisse esse resultado histórico, em particular alguns protagonistas que não pouparam energias para que LO-STM pudesse voltar as cenas.

Principalmente ao ministro Eros Grau, que sabiamente pediu vista do processo da prefeita eleita Maria do Carmo e o devolveu justamente na véspera de Natal, para que quatros anônimos juízes pudessem dar o drible certeiro em época de férias da população e de recesso do sistema judiciário.

Enfim, esperar o que do único lugar do mundo onde um conjunto de comerciantes e especuladores se auto-denominam de setor produtivo?

Onde o “empresário” cultua a produção de ração para animais como produção de comida? Onde uma concessionária de TV te obriga até a mudar de horário?

Onde engenheiros e arquitetos fazem obras tipo viaduto e orla e não são expulsos do Crea? Qual outro lugar do mundo onde um aterro é chamado de viaduto?

Onde até o viciado em drogas se lamenta por ter que usar sapólio e orégano em lugar de coca e maconha?

Enfim, em qual lugar do Brasil e do mundo se anulam eleições legais? Se cassam legalmente fichas limpas e se empossam fichas sujas?

Só se for em LO-STM. Não percam! A terceira temporada vem aí.

Na telinha claro, pois cinema em LOSTM… Nem pensar!

———————————————-

* Sociólogo, reside em Santarém. Extraido do blog do Jeso.

Nenhum comentário: