sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

JÁ VIROU FILME

Nesta semana, no agreste de Pernambuco, começou a ser rodado "Lula, o Filho do Brasil", filme de Fábio Barreto com estréia prevista para janeiro de 2010.
As primeiras gravações foram feitas em Caetés ex-distrito de Garanhuns, terra natal do Presidente Lula.
As cenas iniciais mostram dona Lindu, interpretada pela global Glória Pires, dando à luz o futuro Presidente da República. Enquanto a cena em que Lula, embarca com a mãe e seis irmãos em um pau-de-arara -com destino a São Paulo- foi repetida 12 vezes até ser aprovada.
Todos os cenários foram montados em estruturas já existentes, como pequenas casas, decoradas e pintadas em tons de bege. Cerca de 40 moradores da região foram contratados pela produção como figurantes.
A presença dos atores e equipamentos transformou os sets de filmagem em pontos turísticos. Motos e carros circulavam a todo instante pelos locais, obrigando a equipe a isolar as áreas durante as gravações.
Classificado pelo diretor como "um drama épico sobre uma certa família Silva", o filme, orçado em R$ 12 milhões, retrata a vida do presidente e de seus familiares, do nascimento de Lula, em 1945, até a morte da mãe, Eurídice Ferreira de Melo, a dona Lindu, em 1980.
Baseado no livro homônimo da historiadora Denise Paraná, publicado em 1996, "Lula, o Filho do Brasil" tem como protagonista o ator de teatro Rui Ricardo Diaz.
Diaz será um dos cinco "Lulas" que aparecerão no filme. Além dele, interpretarão o mesmo papel um bebê de três meses, um menino de dois anos, outro de sete e um adolescente de 13.
O filme vai mostrar ainda a trajetória operária de Lula e seus dois casamentos, com Lurdes e Marisa Letícia. Para o papel da primeira mulher foi escolhida a filha de Glória Pires, Cléo Pires. Já a atual primeira-dama será interpretada pela ex-paquita Juliana Baroni.
--

Nenhum comentário: