quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CHUTANDO CACHORRO MORTO

A CARA DE PAU DE RAUL JUNGMANN

Prezados,
Segue abaixo mensagem que recebi do deputado Jungmann em resposta a uma crítica que fiz a ele sobre sua atuação nefasta no caso Dantas; pode ser do seu interesse. Parabéns pelo belo trabalho que fazem em seus blogs.
Agora que Daniel Dantas é candidato a cachorro morto, o deputado Jungmann o chama de criminoso. Mas obviamente não perde a viagem e aproveita para alfinetar o delegado Protógenes. É a velha técnica do bate e assopra que recentemente se reciclou na mídia, conforme o Nassif já apontou, como a "lavagem da notícia": soltam algumas bravatas contrárias ao que fazem, só para dar manchete e não ficar tão mal na fita.
O deputado acha que dá para sair de fininho, como se não tivesse feito um circo na CPI dos amigos de Dantas, colocando Dantas como testemunha e Protógenes como investigado, não tivesse reverberado as chicanas do Nélio Machado, representado contra o juiz De Sanctis... E acaba caindo em contradição: se ele critica é o delegado Protógenes por seu inquérito supostamente "ao arrepio da lei" e quer a condenação de Dantas, por que protocolou contra o juiz De Sanctis no CNJ? E recorreu da decisão preliminar?
Atenciosamente, ps: em caso de publicação, solicito não citar meu nome e email.

Leia o que escreveu o Illmo.
---------- Forwarded message ---------- From: Dep. Raul Jungmann Date: 2008/12/8 Subject: RES: Resposta ao *****

Prezado *****,
Agradeço sua mensagem, pois ela me dá oportunidade de esclarecer minha posição com relação ao assunto. Isso porque acredito que devo prestar contas de minha atuação parlamentar a todos os cidadãos brasileiros, sejam eles do meu estado ou não.
O maior aliado e responsável pela impunidade do sr. Daniel Dantas - que eu espero que vá parar na cadeia pelos erros que cometeu - é quem faz um inquérito eivado de vícios e ilegalidades. Nenhum inquérito pode ser conduzido sem o cumprimento estrito da lei, sob pena de invalidá-lo.
Não se pode, a pretexto de combater o crime, cometer outros crimes. Sabe por que? Porque o criminoso, com bons advogados, como é o caso do Sr. Dantas, derruba todas as provas ilícitas na justiça e permanece impune, entendeu? Além do mais, se aceitarmos que é válido cometer delitos para punir criminosos, estamos aceitando a tortura como método de investigação.
Por isso tenho sido um firme defensor do cumprimento da lei e um crítico daqueles que, a pretexto de combater o crime, se utilizam de métodos ilegais na condução dos processos de investigação. Ainda que indiretamente, são eles responsáveis por parte da impunidade que
grassa em nosso país. Um inquérito ao arrepio da lei só faz favorecer os criminosos e é contra isso que eu luto!

RJ

Nenhum comentário: