quinta-feira, 31 de julho de 2008

CONVERSA AFIADA

GOVERNADORA DO PARÁ: É DIFÍCIL OS 509 MIL HECTARES DE TERRAS DE DANTAS SEREM LEGAIS

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta quinta-feira, dia 31, que o Governo do Pará investiga a legalidade das terras de Daniel Dantas no Estado. Ana Júlia Carepa disse que acha difícil que os 509 mil hectares de terras – o equivalente ao território do Distrito Federal – que Dantas tem no Pará sejam legais.

“É difícil dizer que 500 mil hectares, essas terras sejam todas legais, que os títulos sejam todos legais. Nós estamos fazendo essa investigação, na verdade, desde o início do ano, desde o ano passado até. Independente da situação que está ocorrendo, nós estamos atuando em relação à licença ambiental e também à regularidade da área, a legalidade dela”, disse a governadora Ana Júlia Carepa.

No último dia 25 o MST ocupou a área chamada fazenda Maria Bonita, que pertence ao grupo de Daniel Dantas, no Pará. A fazenda Maria Bonita é um nome fantasia e essa área faz parte, na verdade, do Complexo Castanhal. A governadora Ana Júlia Carepa disse que essas terras eram áreas de aforamento, destinadas para exploração de castanha e, por isso, não poderiam ser vendidas a Daniel Dantas.

“Por isso mesmo é que o Estado está exigindo o licenciamento ambiental e fazendo uma análise se ele realmente poderia ter essa área... Ele não pode dizer realmente que essa área é legal... Se cedeu uma área por aforamento para as pessoas fazerem a exploração da castanha”, disse Ana Júlia Carepa.

A governadora Ana Júlia Carepa disse que se for comprovado que as terras de Dantas no Pará são ilegais, o Estado vai cumprir seu papel e retomá-las para uso em Reforma Agrária. “Existe uma possibilidade de esses títulos não serem legais, serem ilegais. E se forem ilegais, o Estado vai cumprir o seu papel e vai retomar as terras para o Estado”, disse Ana Júlia Carepa.

Nenhum comentário: