quinta-feira, 31 de julho de 2008

CONVERSA AFIADA

POR QUE PROCURADORA DIZ QUE MENDES DÁ HC A RICO

Por Paulo Henrique Amorim

A Procuradora da República em São Paulo Ana Lucia Amaral fez um levantamento sobre um conjunto de habeas corpus de que participa o Supremo Presidente Gilmar Mendes.\Os dados são públicos e podem ser coligidos no site do Supremo Tribunal Federal de que Gilmar Mendes é o Supremo Presidente.

A Procuradora se deu ao trabalho de fazer esse levantamento depois que o Supremo Presidente se inscreveu no livro Guiness dos Records, ao dar a um quadrilheiro, Daniel Dantas, dois HCs em 48 horas.

O levantamento demonstra a consistência dos votos do Presidente Supremo: para beneficiar ricos, ele prefere julgar na última instância, o Supremo, em lugar de mandar, como prevê a tradição do próprio Supremo (Súmula 691), que as instâncias inferiores decidam.

É uma questão de opção preferencial pelos ricos.

O que reforça a percepção dos brasileiros de que o Supremo Tribunal Federal é o tribunal dos ricos.

A Procuradora Ana Lucia Amaral – ao contrário do que disse reportagem da Folha (da Tarde *) de domingo passado – NÃO desistiu de pedir o impeachment do Supremo Presidente Gilmar Mendes.

Ela aguarda a decisão sobre o mérito dos HCs que o Supremo Presidente concedeu a Dantas.

E isso é responsabilidade, no primeiro round, do Ministro Eros Grau.

A depender da decisão de Grau, a Procuradora – com colegas de Ministério Público – vai ou não pedir o impeachment.

O amigo leitor vai perceber que o advogado Alberto Zacharias Toron, defensor de Dantas e autor da memorável frase "bom era quando algema era para pobre, preto e p...", e organizador de manifestações públicas em apoio ao Supremo Presidente aparece em vários pedidos de HCs.

Acompanhe agora o levantamento da Procuradora sobre como vota o Supremo Presidente: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=456

Nenhum comentário: