sexta-feira, 20 de junho de 2008

MULTIDÃO MANIFESTA CONTRA OS RURALISTAS NA PRAÇA DE MAIO

Mais de 100.000 na Praça de Maio, no ato em defesa da institucionalidade democrática e contra o bloqueio latifundiário das estradas:

mayo.jpg

Desta vez, sim, a convocatória foi ampla. Compareceu o peronismo, mas também estiveram lá todos os setores que – mesmo tendo críticas ao governo – já não toleram o cerceamento do direito dos argentinos irem e virem. Não foi um ato oficialista, embora a presidente fosse a única oradora. Compareceu, por exemplo, o Partido Socialista, crítico do kirchnerismo. Compareceu em massa o sindicalismo. A classe média portenha estava lá em peso. Até mesmo o La Nación, o mais direitista dos grandes jornais argentinos, reconheceu que a praça superlotou. As colunas iam chegando por todas as vias de acesso:

mayo2.jpg

Cristina Kirchner anunciou, em cadeia nacional, que está enviando o projeto de aumento das retenções sobre as exportações de soja e girassol ao Congresso Nacional, onde o peronismo tem maioria em ambas câmaras. Se tivesse feito isso há três meses, teria evitado um grande desgaste. Em todo caso, antes tarde do que nunca.

O envio do projeto ao Congresso, combinado com o estrondoso sucesso do ato na Praça de Maio, dão fôlego ao governo e colocam na defensiva os latifundiários da soja, que mesmo assim anunciaram que a paralização continua até sexta-feira.

O discurso de Cristina foi duro e polarizante, acusando as “quatro pessoas em quem ninguém votou” (os quatro líderes das Federações Agrárias) de desrespeitar o direito de todos os argentinos.As forças democráticas vão se unificando na defesa das instituições e na condenação ao que é, na prática, um ato de terrorismo dos latifundiários.Já são mais de seis milhões de litros de leite desperdiçados.No ato da Praça de Maio, o povo mais pobre era, visivelmente, o mais radicalizado. Falta política ao governo Kirchner. Mas aos seus opositores no campo falta decência e senso de cidadania.

escrito por Idelber: Biscoito fino e Massa

Nenhum comentário: