quarta-feira, 9 de abril de 2008

LULA TERCEIRO?

O presidente Lula disse ontem que romperá com o PT se for pressionado a disputar um terceiro mandato. Petistas que estão articulando a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da re-reeleição, no entanto, não se dão por vencidos e prometem "convencer" o presidente a disputar a própria sucessão.
Muitos, inclusive os próprios membros do partido de Lula, parecem acreditar que ele só está fazendo "charme".
A fala de Lula, porém, parece que pôs fim à questão.
O presidente é um tipo de homem que não faria esse teatro. Lula não é José Serra, que assinou, numa sabatina na Folha, em 2004, compromisso de que permaneceria no cargo de prefeito de São Paulo até o fim de seu mandato, se fosse eleito. Lula ao contrario de Serra é um homem sério.
Lula tem todas as razões do mundo ao levantar a voz. Ele já fez muito, já se expôs muito às calúnias, às chacotas, aos insultos, às maledicências, à inveja de seus adversários. Vem sendo saco de pancadas da mídia desde 1989. Expuseram sua família, seus filhos, sua mulher, ridicularizaram-no como puderam, inventaram e continuam inventando todo tipo de mentiras sobre ele... Lula tem o direito de pensar em si depois de 2010.
Contudo, Lula é, antes de tudo, um homem que ama seu povo, seu país e que, por isso, talvez tenha que vir a entender que mais de cem milhões de brasileiros precisam da continuidade de seu programa de governo, e que as forças que querem impedir que esse programa tenha continuidade estão dispostas a tudo para lograr seu intento.

Talvez Lula não tenha escolha. Talvez seja mais um "factóide" que alguns petistas jogam para "apavorar" o PIG e a oposição.

Nenhum comentário: