segunda-feira, 24 de março de 2008

VEJA, SEGUNDO PAULO HENRIQUE AMORIM

Amorim: Só têm três jornais no Brasil: O Globo, a Folha e o Estado.
A Veja, que é a revista que mais vende, é uma revista fascista! É uma revista fascista! Não tem nenhum compromisso com o Brasil. O Roberto Civita quer que o Brasil se lixe!
Ele é americano, ele gosta dos Estados Unidos, se pudesse só falava inglês! Trabalhei com ele. Agora caiu a máscara do Roberto Civita. O Brizola tinha razão quando dizia assim: “qual é a nacionalidade do seu Roberto Civita, ele não é brasileiro!”
Quando fala “caiu a máscara do Roberto Civita” você, que trabalhou com ele na Veja, já percebia “algo” atrás dessa máscara?
Amorim: Ele tinha uma inclinação, mas até uma certa altura era mais contido. Acontece que ele herdou a empresa do pai – o irmão caiu fora. Ele ficou sozinho, começou a fazer um conjunto de besteiras, ele tem uma biografia de besteiras e quebrou a empresa – e precisou se safar de tudo quanto era jeito. E achou que o governo ia salvá-lo. E o governo Lula não salvou. Ele imprensou o governo Lula e o governo Lula não o salvou. E, nesse desespero, ele foi para onde sempre quis estar que é ser fascista. Ele é fascista.
E por que é a revista mais vendida do Brasil?
Amorim: Porque o Brasil tem um lado fascista. Sobretudo aqui em São Paulo. Eu recomendo a vocês irem no meu site, que tem lá um negócio muito divertido, de um leitor da revista Caros Amigos, sobre a minha entrevista, que é “a última flor do fáscio”, em que o cara fez a paródia de “A última flor do lácio” (poema de Olavo Bilac). Aquilo é uma obra-prima!
A imprensa não é um reflexo da sociedade?
Amorim: Não, não. A imprensa brasileira ficou na mão de um grupo reduzido de empresários medíocres. Como empresários, eles são medíocres. São maus empresários. Os filhos do Roberto Marinho são maus empresários. O Roberto Civita não conseguiu acrescentar nem uma centelha de talento e de diversificação ao que o pai lhe deixou. O pai dele era um bom empresário. Agora, o Roberto Civita não fez nada que o “seu” Vitor não tivesse feito. Em todas as tentativas de diversificação, ele deu com os burros n’água. O que tem do Roberto Civita na internet? Nada! Zero! A TV Globo é a mesma de quando o Roberto Marinho e o Boni estavam lá! Eles não conseguem! E é por isso que eles vão tomar um ferro da Record, porque eles perderam a capacidade de inovar! Não tem uma idéia nova na Globo há muito tempo. Eles deixaram o Tom Cavalcanti sair e o Tom está dando uma surra no Faustão.
Com o advento da internet, a democratização da imprensa ficou maior. Se um jornal não publica uma coisa, a internet vai publicar…
Amorim: Eu não tenho dúvidas. O ACM disse: “se o Jornal Nacional não deu, não aconteceu!”. Mentira! Quando o Jornal Nacional vai pro ar, já está tudo na internet! O Jornal Nacional é uma cozinha do que já foi pro ar.
Então a saída seria popularizar a internet?
Amorim: Essa é a minha opinião. Mas pode ser que eu esteja errado.

Nenhum comentário: