quinta-feira, 27 de março de 2008

A OPÇÃO DO POG

Editorial de Luiz Carlos Azenha

Você não ficará sabendo disso pela mídia brasileira. É que a mídia brasileira, depois das acusações de que a Colômbia usou armas americanas contra o acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) no Equador, ficou "desinteressada" pelo assunto. Não é que falte apoio a Uribe entre nossos jornalistas. O governo da Colômbia conta com apoio integral das Organizações Globo, por exemplo. Não pelo que representa politicamente, mas por se tratar de aliado dos Estados Unidos. A política externa defendida pela TV Globo é a dos Estados Unidos. Sem medo de errar: a TV Globo coloca os interesses do governo Bush acima dos interesses do governo brasileiro.

Porém, admitir isso publicamente pega mal com o público, especialmente num momento em que a emissora sente-se acossada pela concorrência. Como já escrevi mais de uma vez, a TV Globo vem tirando proveito de ocasiões especiais - Jogos Panamericanos, Copa América e logo mais Olimpíadas - para se vestir de verde e amarelo. Mas, se você tirar a casca, estão lá as cores dos Estados Unidos. Não é uma atitude de todos os jornalistas da emissora. É da cúpula, que reproduz no Brasil a rejeição de Washington aos governos que "não servem" na América Latina: os da Venezuela, Bolívia e Equador, entre outros.

Mas e se houver uma divergência séria entre o governo Lula e os Estados Unidos? Eu assino embaixo: a Globo apóia o governo Bush. A emissora não fará isso de forma descarada, pelos motivos que já expliquei. Fará de forma malandra. Distorcendo, manipulando e omitindo informações.

Nenhum comentário: