quinta-feira, 27 de março de 2008

MARIA DO CARMO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Em reunião realizada no Palácio Jarbas Passarinho, integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil de Santarém apoiaram a decisão da Prefeita Maria do Carmo de decretar a Situação de Emergência para a Área Urbana do município, que tem sido atingida duramente pelas enxurradas, causando graves prejuízos à infra-estrutura dos bairros.
O Decreto Municipal nº 083/2008, em seu texto, “declara em situação anormal, caracterizada como situação de emergência, em bairros da zona urbana do município de Santarém, considerando o relatório elaborado pelos profissionais da Divisão de Engenharia da Secretaria Municipal de Infra-estrutura, acerca dos danos na infra-estrutura urbana e prejuízos materiais em decorrência das fortes chuvas que vêm assolando a cidade de Santarém; e considerando que nos bairros Jardim Santarém, Floresta, Nova República, Urumari, Santarenzinho, Interventoria, Santo André, Diamantino, Uruará e Aeroporto Velho, foram atingidos pelas enxurradas que deixaram ruas parcialmente intrafegáveis”.
O documento também considera para efeitos de determinar a Situação de Emergência que os bairros nas áreas baixas sofreram alagamento e desabamento de algumas residências, bem como a necessidade da intervenção técnico-operacional do Poder Público Municipal para solução urgente do problema emergencial nos bairros afetados.
Com o decreto, que também mobiliza a Defesa Civil do Município e autoriza convocação de voluntários, se houver necessidade, a Prefeitura pode pleitear ajuda financeira junto ao Governo do Estado para obras emergenciais. "Serão trabalhos paliativos para amenizar os problemas, evitando que eles se agravem.
A gestora municipal está otimista de que ainda na primeira quinzena do mês de abril, a Prefeitura possa receber ajuda do Estado. "Chegando os recursos, poderemos, de imediato, construir e refazer pontes em bairros que estão isolados, como o da Floresta e fazer "rip rap" (sacos de areia para contenção das águas pluviais) para evitar maiores problemas de erosão já identificados em vários pontos da cidade".

Nenhum comentário: