segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

VEM AÍ A "OPERAÇÃO AMAZÔNIA"

A pressão e as críticas recebidas por causa do aumento do desmatamento estão fazendo com que o governo invista cerca de R$ 180 milhões na "Operação Amazônia", que será lançada a partir de quinta-feira, no Pará.
A ação terá duas etapas, sendo que a primeira será de inteligência e a segunda de incursões ostensivas em 11 bases operacionais instaladas em três estados da região Norte. Só a Polícia Federal deverá empregar cerca de 800 homens na operação, que não tem data para terminar.
Os investimentos são os mais elevados até hoje aplicados em ações contra crimes ambientais.
A primeira fase contará apenas com recursos da PF, já que utilizará pequenos efetivos em investigações de inteligência, mas a segunda etapa, considerada a mais importante pelo governo, terá um valor que pode chegar a R$ 180 milhões. Os recursos devem ser liberados esta semana, segundo fontes da PF.
A PF já está deslocando efetivos para a Amazônia. A última turma formada na Academia Nacional de Polícia (ANP), de 700 homens, foi praticamente toda deslocada para a área. Mais policiais devem seguir para a região ainda este mês. A PF vai adquirir trailers que servirão de acampamento para os policiais e comprou uma carreta que já está na região, funcionando como uma delegacia móvel, com equipamentos de última geração, que serão usados na localização de áreas devastadas.
No início do mês, a Polícia Federal definiu que as bases operacionais serão instaladas em Vilhena (Rondônia), Várzea Grande, Barra do Garça, Sinop e Vila Rica (Mato Grosso) e em Altamira, Itaituba, Castelo dos Sonhos, Xinguara, Marabá e Porto de Moz (Pará).

Nenhum comentário: