quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

URGÊNCIA

O protesto de madeireiros, no município de Tailândia obrigou o governo, a adiar o início da Operação Arco de Fogo, a maior já programada contra o desmatamento predatório na Amazônia.
Madeireiros concentrados em Tailândia impediram ao IBAMA de retirar de serrarias 15 mil metros cúbicos de madeira ilegalmente apreendida pelo órgão.
Nada menos que 10 mil pessoas, de acordo com cálculos locais, ocuparam as serrarias, incendiaram pneus e ameaçaram botar fogo também nos caminhões contratados pelo governo para retirar a madeira. Fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará (SEMA) foram detidos e mantidos em cárcere privado por duas horas pelos manifestantes.
Diante do que aconteceu o governo tem que liberar com urgência as verbas destinadas ao Pl,ano Nacional contra o Desmatamento, a ser desenvolvido na região do Pará, se não agir rapidamente não haverá operação nenhuma que surta efeito naquela região.
Só recursos possibilitam a repressão e maior presença do Estado - União, estados e municípios - para refrear o desmatamento, a grilagem de terras, a posse ilegal e à invasão pura e simples de áreas públicas e privadas na Amazônia.
Sem essa liberação de verbas - mais a medida adicional, do corte do crédito bancário a desmatadores, inclusive nos bancos privados - não há como manter uma presença ostensiva das Forças Armadas, do INCRA e do IBAMA, das polícias Federal e Militar dos Estados, e da Receita Federal.

Nenhum comentário: