sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Refens reúnem com Hugo Chávez

Foi dia de "velório" nos noticiários do PIG.
O sucesso da operação de resgate promovida por Hugo Chavez, estava todo nas imagens de felicidade dos resgatados, suas familias e de Chávez.
O PIG e seus ancoras e comentaristas (todos com cara de velório) teve que dar cobertura ao êxito da operação, mas sou destacou as declarações do porta voz dos Estados Unidos, que em nenhum momento falou de processo de pacificação, e só citou Hugo Chavéz depois da pressão da imprensa americana.
Chavéz, com sua ação política humanitária, demonstrou que o processo de paz e negociação na colômbia é possível, é só querer e trabalhar para que isso aconteça.
Chávez é uma peça importante na America Latina. Tem trânsito em ambos os lados e, portanto, ambos os lados precisam dele. Se as Farc e o governo colombiano o expõem, perdem duas vezes.
Não é questão de simpatizar com as guerrilhas narcotraficantes colombianas ou não. Este tipo de negociação se faz mesmo é com inimigos. O objetivo final é a paz. Mas, para que negociações aconteçam, e elas interessam tanto ao governo colombiano quanto às Farc, é preciso que se construa confiança. Confiança vem com gestos iniciais.

O gesto inicial veio. Essa é uma boa notícia.

Nenhum comentário: