quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

POR QUE O PIG NÃO FALA DO ORELHUDO ?

Por Paulo Henrique Amorim

A grande mídia não fala de Daniel Dantas para poupar FHC (o Farol de Alexandria), e José Serra, o presidente eleito várias vezes pela Folha de São Paulo.
Para poupar o Farol de Alexandria, porque, a certa altura, a Previ decidiu trocar a diretoria e era manipulada por Daniel Dantas.
O Farol de Alexandria recebeu Daniel Dantas no Palácio da Alvorada para um jantar dominical. Na segunda-feira, a diretoria foi decepada e se reinstalou a diretoria que era manipulada por Dantas.
Para poupar FHC, porque foi no seu Governo, na privatização da telefonia, que Daniel Dantas montou, com a ajuda providencial de Ricardo Sergio de Oliveira, então diretor do Banco do Brasil, o esquema pelo qual Dantas assumia o controle da Brasil Telecom, com dinheiro da Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), da Petros (dos funcionários da Petrobrás) e da Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica – além do Citibank.
Ou seja, Dantas administrava a BrT (que controla o iG) com tal “perícia” que o Citibank o processa na corte de Nova York (claro que é em Nova York, porque o Citi não é bobo...) para receber de volta a bagatela de US$ 300 milhões, mais “punitive damages” – o que pode chegar a US 1 bilhão.
Ou seja, a generosidade com que Dantas era tratado no Governo do Farol de Alexandria representa uma causa de ressarcimento (em Nova York, porque o Citi não é bobo...) no valor de US$ 1 bilhão.
Isso sem falar nas causas “de ressarcimento” que outros sócios dele, na época, poderiam mover. É bom lembrar que Ricardo Sérgio de Oliveira foi “arrecadador” de fundos de campanhas eleitorais de FHC e do presidente eleito José Serra.
Esse é um dos motivos, do porque que a mídia conservadora (e golpista) só dá noticias que interessam a Dantas e seu sócio Naji Nahas. Para não remexer nas pedras do passado tucano.... Tem outro motivo para explicar o silêncio da mídia.
A irmã de Dantas financiou uma empresa de internet da filha de José Serra, assunto tratado com profissionalismo e eficiência pela colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, e pela revista Carta Capital. A sociedade das duas se desfez pouco antes da campanha eleitoral de 2001. Esse é outro motivo para a grande mídia ficar de bico calado.
Agora, aí, persiste um grande mistério.
Por que o Globo, a Globo e a Controladora Geral da República, Miriam Leitão, não dão uma única, mísera palavra sobre Daniel Dantas?
No processo da Kroll, em que, segundo a Polícia Federal, Dantas liderou uma quadrilha para espionar e grampear pessoas (entre os quais incluiu a mim, à minha mulher e à minha filha), lá aparece a gravação que Dantas mandou fazer de pessoas ligadas à direção da Globo.
Dantas queria saber sobre a compra e a venda do portal da Globo na internet à Itália Telecom. Ou seja, Dantas grampeou a Globo. E por que cargas d’água a Globo não fala de Dantas.
Será que a Controladora Geral da República Miriam Leitão poderia explicar isso?

Nenhum comentário: