quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Paquistão na beira do abismo

A ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto foi assassinada nesta quinta-feira em um atentado durante um comício em Rawalpindi.
Um homem-bomba detonou seus explosivos quando Bhutto se afastava da multidão, concentrada em um parque. Testemunhas dizem ainda que ouviram três tiros antes da explosão.
Outras 15 pessoas também foram mortas pela explosão. O ataque foi o segundo atentado contra a ex-primeira-ministra desde que ela voltou para o Paquistão após um auto-exílio.

Em outubro, mais de 120 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante um desfile de Bhutto pelas ruas de Karachi, em um evento organizado para comemorar a volta da ex-primeira-ministra ao país.
Antes do atentado homens armados abriram fogo em um outro comício, no subúrbio de Rawalpindi, realizado por partidários de outro líder da oposição, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif. Pelo menos quatro pessoas foram mortas pelos disparos.
Sharif, que não estava presente no ato público, culpou partidários do presidente Pervez Musharraf pelo incidente em seu comício.
Os dois ex-primeiros-ministros paquistaneses que estavam exilados - Benazir Bhutto e Sharif - retornaram ao Paquistão para concorrer às eleições parlamentares de 8 de janeiro.

Nenhum comentário: