quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Berzoini e Tatto disputarão segundo turno no PT

O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), e o deputado federal Jilmar Tatto (SP) disputarão o segundo turno, no dia 16 de dezembro, para quem será o futuro presidente do partido.
Cerca de 320 mil filiados participaram do primeiro turno do Processo de Eleições Diretas.
Com 99% dos votos apurados, Berzoini soma 129.191 votos (43,75%), contra 60.578 de Jilmar Tatto (20,51%). Em terceiro, o deputado federal José Eduardo Cardozo tem 55.891 (18,93%). E, em quarto, aparece Valter Pomar, com 33.755 votos (11,43%).Berzoini e Tatto partem agora para tentar conquistar o apoio das candidaturas derrotadas no primeiro turno. O candidato Valter Pomar anunciou, durante os debates realizados na campanha do primeiro turno, que apoiaria a candidatura que passasse ao segundo turno contra Berzoini. Já o candidato da Mensagem ao Partido, o deputado federal José Eduardo Cardozo, ainda não se pronunciou sobre o tema. Cardozo ficou cerca de 5 mil votos atrás de Tatto.
Mais uma vez, o colégio eleitoral de São Paulo fez diferença. Tatto derrotou Berzoini no Estado de SP e na capital. Já a candidatura Cardozo não conseguiu traduzir no número de votos necessário o apoio que recebeu de lideranças petistas como os governadores Jacques Wagner (BA), Ana Júlia (PA) e Marcelo Deda (SE). A posse dos eleitos está marcada para o dia 19 de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário: