O substituto de Walfrido dos Mares Guia no Ministério das Relações Institucionais, é o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), atual líder do governo na Câmara.
O novo ministro José Múcio, 59, fez carreira na oposição e converteu-se recentemente ao lulismo. Múcio chegou a presidir o antigo PFL, atual DEM, por alguns meses, no início dos anos 90. Foi cotado para vice na chapa de Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e, mais tarde, subscreveu a emenda que estabeleceu a reeleição.
Múcio também já foi tucano -elegeu-se pelo PSDB em 2002, mudando para o PTB durante o primeiro mandato de Lula. O novo ministro chegou ao PTB pelas mãos do presidente do partido, Roberto Jefferson, que precisava de um líder para a bancada. Atritado com tucanos e pefelistas em seu Estado de origem e com medo de perder espaço político, ele aceitou a mudança. Hoje, Múcio e Jefferson são adversários ferozes pelo comando da legenda.
Plantador de cana-de-açúcar, Múcio historicamente defendeu interesses de usineiros. O setor costuma retribuir com doações. Foram R$ 360 mil em sua campanha eleitoral para deputado federal no ano passado.
Criada no governo Lula, a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais tem status de ministério e é a porta de entrada das demandas dos parlamentares na estrutura do Executivo -o que, na prática, a transformou em uma espécie de órgão distributivo do fisiologismo.
Até agora, a principal função dos ministros que passaram pelo cargo tem sido apagar incêndios na base de apoio a Lula,
Nenhum comentário:
Postar um comentário