quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jornalismo fajuto

O Paulo Henrique Amorim costuma dizer que o Jornalismo brasileiro é, antes de tudo, ruim. É fraco. É um produto de baixa qualidade.
Recebi em casa, sem pedir, um exemplar da Revista da Semana, da editora Abril.
É a capa previsível: Lula de bermuda estrelada, sem fazer nada, enquanto o mundo acaba e a manchete pergunta: "A crise vai passar longe? Lula diz que o Brasil está imune, mas não é o que os economistas pensam".
A data da publicação: 27 de agosto. Portanto, mais de dois meses se passaram. E aí? Acabou o mundo? Acabou o Brasil? O Brasil não só não acabou como os próprios tucanos falam em "revolução capitalista". Ou seja, a distância entre a capa da revista e a realidade é absurda.
Vou lá dentro, ver quem são os economistas aos quais se refere o título na capa.
1. Luiz Carlos "No Limite da Irresponsabilidade" Mendonça de Barros, segundo o qual "Mantega (o ministro de Lula) é um ignorante sobre a crise financeira."
2. Leda Paulani, da USP: "Ao optar por uma política de juros altos, o Brasil atrai capital de curto prazo. E quando há problemas lá fora, esse dinheiro sai rapidamente daqui."
Ou seja, a revista ouviu DUAS opiniões de economistas, sendo uma delas a de um tucano que quer ver o circo pegar fogo. Ouviu duas pessoas, sendo uma delas um tucano da oposição, e afirmou na capa que "não é o que pensam os economistas."
Poderia ter dito: "Não é o que pensam alguns economistas".
Ou melhor, ainda: "Lula diz que o Brasil está imune, mas não é o que pensam dois economistas, um deles porta-voz do PSDB."
É ou não é jornalismo fajuto?
A revista foi para o lixo.

Extraido em Ví o Mundo

Nenhum comentário: