segunda-feira, 8 de outubro de 2007

FOTOS HISTÓRICAS

Os Panteras Negras nas Olímpiadas do México

Os Jogos das Olimpíadas aconteceram na Cidade do México em 1968. Os Jogos foram precedidos pelo massacre de estudantes de Tlatelolco no qual centenas de jovens foram mortos por forças de segurança dez dias antes da cerimônia de abertura dos jogos. São os únicos Jogos Olímpicos até hoje realizados na América Latina e foi a segunda vez que aconteceram fora da Europa Ocidental (no conceito da Guerra Fria, que inclui a Alemanha, tradicionalmente Europa Central), Austrália ou EUA (primeira vez foi em Tóquio, 1964).
Algumas pessoas (particularmente o presidente do COI Avery Brundage) acharam que um ato político não tinha lugar no fórum internacional dos Jogos Olímpicos. Numa resposta imediata a seus atos, Smith e Carlos foram suspensos do time estadunidense por Brundage e banidos da Vila Olímpica, além de serem banidos dos Jogos Olímpicos para sempre.
Peter Norman, o velocista australiano que ficou em segundo nos 200m rasos, e Martin Jellinghaus, um membro do time alemão que ganhou a medalha de bronze nos 1600m com revezamento, também usaram bótons do Projeto Olímpico pelos Direitos Humanos durante os Jogos para demonstrar apoio aos velocistas suspensos.

Fonte Luis Nassif

Nenhum comentário: