segunda-feira, 15 de outubro de 2007

CNT/Sensus- Lula continua bem avaliado

A avaliação positiva do presidente Lula e do seu governo mantiveram-se estáveis em outubro deste ano, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.
O governo apresentou avaliação positiva de 46,5%, contra 47,5% em junho deste ano. Já a avaliação negativa oscilou de 14% para 16,5% em outubro --dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Também o desempenho pessoal de Lula, embora tenha se mantido estável, teve uma pequena oscilação: 64% em junho para 61,2% em outubro.
A CNT/Sensus questionou os entrevistados sobre se votariam no candidato à Presidência da República apoiado ou indicado por Luiz Inácio Lula da Silva.

DILMA RUMO A SUCESSÃO?

Na pesquisa CTN/Sensus fica explícito que o presidente Lula é o grande eleitor, hoje, para 2010. Isso fica claro na influência que Lula pode vir a ter na eleição do sucessor.
A pergunta "Você votaria ou não em um candidato apoiado ou indicado por Lula?" esclarece bem a questão.
Pois, 10,8% votaria em quem ele mandasse. 25,4% poderia votar no candidato de Lula. 27,2% não votaria no indicado dele e 32,4% precisaria conhecer bem o candidato.
Lula tem um cacife de 36,2% de entrevistados que votariam ou poderiam votar no seu candidato.
Além disso, existem 32% que conhecendo bem o candidato de Lula poderiam votar nele.
É por isso que Lula está creditando a Dilma o sucesso do leilão das estradas e em todas as solenidades de lançamento do PAC a leva com ele. Até 2010, Lula tem bastante tempo para fazer de Dilma a sua candidata.
Hoje, na pergunta estimulada com apenas 3 candidatos, ela já tem em torno de 5,4% no cenário com Aécio e 5,7% no com Serra. É um bom começo.
Aliás, ao que parece, o CNT/Sensus só incluiu Dilma como candidata petista nestes dois cenários. Porque será?

Nenhum comentário: