segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

MARIA DO CARMO LIDERA PRIMEIRA PESQUISA EM SANTARÉM

A ex-prefeita Maria do Carmo (PT) lidera com folga a primeira pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, realizada pela Destak neste ano de 2020. O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 12 último, e recebeu o registro PA-00475-2020 na Justiça Eleitoral. A promotora de justiça que exerceu 2 mandatos de prefeita  (2005 a 2008 e 2009 a 2012) aparece à frente dos demais pré-candidatos ao cargo na pesquisa espontânea e em todos os cenários simulados pela Destak na pesquisa estimulada 
Foram entrevistadas 621 eleitores nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Na espontânea, quando os entrevistados listam livremente o nome de seus candidatos, Maria lidera com 31%. Atual prefeito, e candidato à reeleição, Nélio Aguiar (DEM), aparece em 2º
 (17%). Em seguida o tucano Ney Santana (9%). Os demais nomes citados têm entre 1% e 0,22%. Os eleitores que ainda não sabem em quem irão votar no dia 4 de outubro deste ano (1º turno) somam quase 30%.
Cenário da espontânea

Estimulada – cenário 1 Na pesquisa estimulada da Destak, num cenário em que são listados 10 pré-candidatos a prefeito, a petista também lidera. Desta vez com 50%. Seguem-na Nélio Aguiar (19%) e Ney Santana (13%).
Coronel Tomaso (Patriota) é o 4º colocado. Seguido do vereador Valdir Matias Jr., do PV, com 2%. Os demais cravaram 1% — Birinha (PSB), João da Massamix (PSC), Jota Ninos (PCdoB), Jackson do Folclore (PSL) e Jarsen Guimarães (PDT).
O percentual dos que não sabem/não responderam foi de 5% e os entrevistados que disseram que votarão em branco ou nulo é de 2%.
Estimulada – cenário 2 e 3 A Destak também simulou um cenário com apenas os 3 candidatos mais citados na estimulada — Maria, Nélio e Ney Santana.
Maria ficaria à frente com 53%. Por quanto da margem de erro da pesquisa (3,5%, para mais ou para menos), Nélio (20%) e Ney (17%) ocupariam o 2º lugar, num empate técnico. Em um cenário sem o nome da ex-prefeita Maria do Carmo, o tucano Ney Santana venceria o confronto com Nélio Aguiar por 39% a 25%, respectivamente, em 2º turno.

]

Estimulada – 2º turno Num eventual 2º turno entre Maria e Nélio, o cenário previsto pela Destak, se a eleição fosse hoje, teria a configuração abaixo:



Rejeição O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Santarém listados na pesquisa da Destak é o de Nélio Aguiar (DEM), que lidera 35%. Maria é a 2ª mais rejeitada (11%), seguido de João da Massamix (7%) e Birinha (6%). Professor Jarsen Guimarães (PDT) tem a menor rejeição: 2%.


Nenhum comentário: