domingo, 12 de agosto de 2018

GEBRAN E TRFde4 CONFESSAM FRAUDAR A LEI PARA MANTER LULA PRESO


Com Moro, vão todos para a cadeia, quando a canoa virar
Desembargador admite ignorar letra fria da lei para manter 
Lula preso
O desembargador Gebran Neto admitiu a amigos que ignorou a letra fria da lei ao dar decisão
contrária à soltura de Lula, desconsiderando a competência do juiz de plantão. Gebran alegou que
era a única saída para evitar um erro ainda mais danoso: libertar o petista.
THOMPSON DO TRF-4 COMANDOU PF E 

É outro que vai para a cadeia
Trecho de entrevista de Andreza Matais  do Estadão com o diretor-geral da PF, Rogério 
Galloro:

(...) Recentemente, Lula mandou chamar dirigentes do PT para discutir, dentro da 
superintendência, a eleição presidencial. É um tratamento diferenciado?
Não somos nós que organizamos isso (as regras para visitas), mas o juiz da Vara de Execuções 
Penais. O Lula está lá de visita, de favor. Nas nossas novas superintendências não vão ter mais 
custódia. No Paraná, não vamos mexer agora. Só depois da Lava Jato.
O sr. conversou com o ex-presidente na prisão?
Eu estive na superintendência, mas não fui vê-lo. É um simbolismo muito ruim. O segundo momento 
tenso para a PF envolveu a ordem de soltar Lula dada pelo desembargador Rogério Favreto e a 
contraordem de Moro e dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, do TRF-4. Eu estava 
no Park Shopping, em Brasília, dei uma mordida no sanduíche, toca o telefone. Avisei para a minha 
mulher: ‘Acabou o passeio’.
Em algum momento a PF pensou em soltar o ex-presidente?

Diante das divergências, decidimos fazer a nossa interpretação. Concluímos que iríamos cumprir a 
decisão do plantonista do TRF-4. Falei para o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública): 
‘Ministro, nós vamos soltar’. Em seguida, a (procuradora-geral da República) Raquel Dodge me 
ligou e disse que estava protocolando no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a soltura. ‘E 
agora?’ Depois foi o (presidente do TRF-4) Thompson (Flores) quem nos ligou. ‘Eu estou 
determinando, não soltem’. O telefonema dele veio antes de expirar uma hora. Valeu o telefonema.
(...)

Nenhum comentário: