'Trump não tem capacidade mental para lidar com adversidades', diz Irã
O presidente Donald Trump declarou neste terça-feira que está retirando-se do acordo nuclear com o Irã, desfazendo assim um dos principais feitos da diplomacia de seu antecessor, Barack Obama, e isolando os Estados Unidos de seus aliados ocidentais.
"Esse foi um acordo desigual que nunca, nunca deveria ter sido feito", Trump disse ao anunciar sua decisão. "O acordo não nos acalmou, não trouxe a paz, nunca irá".
O anúncio de Trump, ainda que já esperado, aumenta as incertezas sobre as relações entre os EUA e seus aliados na Europa, que se comprometeram a manter o acordo. Isso pode aumentar tensões diplomáticas e econômicas, à medida em que os americanos voltam a impôr sanções ao Irã. A retirada aumenta também as tensões com Rússia e China, que também participaram do acordo. (...)
Em tempo: os índices das Bolsas de Nova York desabaram: o Dow Jones chegou a cair de 24.344 para 24.228 pontos (queda de 0.47%) antes de fechar em alta, e Nasdaq de 7.264 pontos para 7.258 (-0,092%). O preço do petróleo volta a subir e se aproxima dos US$ 70, o barril; e a BMF patina: subiu apenas 0,51%.
_______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário