quinta-feira, 8 de março de 2018
8 DE MARÇO DIA DA MULHER - REITORA DA UFOPA ANUNCIA VIAGEM INAUGURAL DO ABARÉ
Após três anos parado e um árduo processo jurídico e financeiro, o Abaré faz sua viagem
inaugural hoje 8 de Março sob comando da Ufopa. Será uma Unidade Acadêmica Especial
voltada para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além de continuar sua missão de Unidade de
Saúde Fluvial, pelas prefeituras de Santarém, Belterra e Aveiro, o Projeto Saúde e Alegria e
outros parceiros locais, outras instituições brasileiras e de outros países. Uma grande
ferramenta de atuação para uma Universidade presente na maior bacia de água doce do
mundo. Salve, Abaré!
ABARÉ FAZ PRIMEIRA VIAGEM SOB GESTÃO DA UFOPA
O Dia Internacional da Mulher foi a data escolhida para a primeira viagem do barco hospital Abaré I sob o comando da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Afinal, as mulheres são um público especial para a saúde fluvial, política pública disseminada por toda a Amazônia, a partir do exemplo precursor na região.
“As comunidades de Santarém, Belterra e Aveiro têm o Abaré como fundamental para a promoção de saúde básica, não podemos pensar esta região sem esse equipamento, por isso parabenizo a universidade por ter a iniciativa mesmo em tempos de crise econômica, de assumir esta responsabilidade e garantir o direito à saúde dessa população”, afirma o Deputado Estadual Airton Faleiro.
Em agosto de 2017 o Abaré I foi doado para a Ufopa, com o intuito de utilizar o barco para pesquisa e extensão acadêmica, além do serviço em saúde a ser prestado nas comunidades. Hoje nesta primeira viagem à região Tapará Grande, em Santarém, a Ufopa junto com a Secretaria de Saúde do Município de Santarém (SEMSA) visitaram cinco comunidades ribeirinhas e levaram palestras, uma oficina de saúde voltada para as mulheres, cinema infantil e ações de saúde básica.
“Nós estamos muito felizes em fazer essa viagem justamente no Dia Internacional da Mulher porque sabemos que nas comunidades quem mais precisa desse atendimento, entre os nossos principais alvos de trabalho, estão as crianças, as mulheres e os idosos...”, comentou a Reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.
A universidade, em diálogo com as comunidades e as prefeituras envolvidas, pretende discutir uma agenda de atendimentos nas comunidades antes atendidas pela saúde fluvial com o Abaré I, e aliar esse serviço de saúde com as atividades em educação, incentivando ainda mais a interação entre a academia e as comunidades, o saber científico e o popular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário