terça-feira, 9 de maio de 2017

PREFEITO NÉLIO DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SANTARÉM


Prefeito Nélio Aguiar na coletiva de ontem no Palácio Jarbas Passarinho

Com informações da Prefeitura de Santarém

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou o segundo decreto de situação de emergência. Desta vez, em virtude das inundações ocasionadas pela enchente dos rios Tapajós e Amazonas. O novo decreto foi assinado ontem. 
O decreto é baseado no parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), relativo a inundações ocorridas nas zonas urbana e rural.
As comunidades rurais que estão sendo afetadas são: Aritapera, Urucurituba, Tapará, Ituqui, Lago Grande, Arapixuna, Campos de Aramanai, Costa do Tapará, Santa Maria, Pixuna do Tapará, dentre outras.
De acordo com a Defesa Civil, essas comunidades estão sofrendo danos materiais e ambientais, sendo que 46.953 pessoas estão sendo afetadas, com 3.777 desalojados e 2.305 residências danificadas.
Houve ainda contaminação da água, prejudicando a economia.
BOMBAS
A Comdec vai coordenar os demais órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução do cenário afetado.
Durante a coletiva, o prefeito Nélio Aguiar enfatizou a necessidade da assinatura do decreto.
“Nós estamos buscando apoio com o Ministério da Integração Nacional. O município já está trabalhando com recursos próprios e dando respostas para a questão da inundação, como o próprio funcionamento das bombas na orla da cidade, que tem custo de operação arcado pelo município. Além do decreto, vamos encaminhar para a Defesa Civil Nacional um plano de trabalho para que possamos receber ajuda”, destacou.
Em virtude dos danos causados por tempestade/vendaval na Escola da Comunidade Vila Brasil e do bairro Área Verde, um primeiro decreto, sinalizando situação de emergência foi assinado pelo prefeito na quinta-feira (5), e aguarda reconhecimento do governo federal.

Nenhum comentário: