quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Alexandre Von sucateou o Sistema de Saúde Pública e deixa dívida de R$ 20 milhões para o novo Secretário

Edson Filho, secretário de Saúde

O líder do governo Nélio Aguiar na Câmara, Henderson Pinto, 
defende a auditagem dessa dívida


A dívida deixada pelo ex-prefeito Alexandre Von (PSDB) junto a fornecedores do Hospital Municipal de Santarém, o HMS, e demais órgãos da área da Saúde pública sob responsabilidade do Município é de cerca de 20 milhões de reais.
A afirmação foi feita pelo novo titular da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), médico Edson Ferreira Filho, em entrevista à imprensa na tarde de hoje, 31. 
A dívida não foi auditada. E por isso, segundo esclareceu a secretária de Gestão, Orçamento e Finanças, Josilene Lira Pinto, também presente na entrevista, não é possível avaliar se os serviços e produtos foram efetivamente entregues ou prestados.
Não está descartado a realização dessa auditagem, defendida pelo líder do governo na Câmara dos Vereadores, Henderson Pinto (DEM), por ocasião da entrevista, realizada no HMS.
A estratégia montada pela nova gestão quanto às dívidas herdadas, segundo o secretário, será a de negociá-las, sem, no entanto, comprometer novas compras e investimentos na área.
O HMS, responsável pelo maior montante de receitas e despesas de Santarém, tem 325 leitos. Nele são realizadas cerca de 2.300 internações por mês.
Desse total, 40% são pacientes de fora de Santarém. No pronto socorro, os atendimentos chegam a 205 mil por ano.
Josilene Lira Pinto, secretária de Finanças

Provocado pelo Blog do Jeso para que apontasse a mais importante mudança, em termos de gestão, implementada por ele nos primeiros 30 dias à frente da Semsa, Edson Ferreira Filho foi taxativo:
– A minha coragem de vir aqui, mostra a cara e prestar contas para população.
_______________________________________

Nenhum comentário: