sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

SIRIOS RECONQUISTAM ALEPPO. APÓS UM DIA RETIRADA DOS REBELDES É SUSPENSA


Seis mil já deixaram a região leste da cidade e 50 mil ainda aguardam para sair. Rússia diz que 
exército sírio eliminava os últimos focos de resistência dos rebeldes.

O governo suspendeu a retirada de civis e rebeldes do leste de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, na manhã desta sexta-feira (16). Os rebeldes são acusados de não respeitar os termos do cessar-fogo. Fontes do governo afirmaram que rebeldes bloquearam a retirada de civis de duas cidades pró-governo, Foua e Kefraya, na província de Idlib na Síria, de acordo com a BBC.
Enquanto isso, ônibus foram alvos de disparos. Uma fonte da segurança síria afirmou à agência que "homens armados não respeitaram as condições do acordo”. 
A TV estatal disse que os rebeldes tentaram levar cativos com eles enquanto saíam dos enclaves sitiados, segundo a BBC.
Na quinta-feira (15), o 1º grupo que se preparava para deixar Aleppo foi alvo de disparos. Três pessoas ficaram feridas, segundo a Reuters.
Ao menos 6 mil pessoas deixaram a cidade desde quinta-feira (15), mas as Nações Unidas dizem que 50 mil ainda esperam para escapar do cerco. Na cidade, faltam água e comida e há pouca assistência médica.
Apoiado pela Rússia, o exército sírio tomou quase todos os distritos controlados pelos rebeldes. "A operação de libertação dos bairros da zona leste de Aleppo sob controle dos rebeldes por parte do exército sírio terminou. As tropas governamentais liquidam os últimos focos de resistência dos radicais", indicou nesta sexta em um comunicado o exército russo, divulgado pela France Presse.

Sputnik
Soldados sírios na parte oriental de AlepoSoldados sírios na parte oriental de Alepo
"A operação de libertação da parte de Alepo controlada por terroristas terminou. As tropas governamentais estão eliminando focos isolados de resistência dos radicais", se diz no comunicado.
Os confrontos entre as forças sírias e militantes em Alepo, a maior cidade síria, foram iniciados em 2012. Durante o segundo ano da guerra civil na Síria, os grupos radicais conseguiram tomar bairros de Alepo oriental. A parte ocidental da cidade se tornou baluarte do exército sírio.
Um ponto de virada nesse confronto aconteceu em outono de 2016, quando as forças do governo sírio, apoiadas pela Força Aeroespacial russa, realizaram uma ofensiva de larga escala contra os quarteirões tomados por rebeldes.
A libertação de Alepo, considerado um ponto estratégico para transporte, permitirá assumir controle da região centro-oeste da Síria e iniciar ofensiva contra os grupos armados na província de Idlib e em outras direções.
__________________________________

Nenhum comentário: