quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Na Colômbia, Congresso aprova lei que anistia as Farc

 
Jornal GGN - O Congresso da Colômbia aprovou ontem (28) uma lei que anistia “crimes menores” cometidos por integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). 
Foram 69 votos favoráveis e nenhum contrário no Senado e outros 121 a favor e nenhum contra na Câmara dos Representantes. A medida faz parte do acordo de paz selado entre os guerrilheiros e o governo do presidente Juan Manuel Santos. 
“Obrigado ao Congresso que, com votação histórica, aprovou a Lei de Anistia, primeiro passo para a consolidação da paz", disse o presidente colombiano nas redes sociais. A lei não anistia crimes de guerra ou violações dos direitos humanos cometidas pelos membros da Farc. 
Juan Manuel Santos ganhou o Prêmio Nobel da Paz por conduzir as negociações para o desarmamento do grupo guerrilheiro, em um processo que durou quatro anos. O primeiro acordo, assinado pelo presidente e o líder das Farc, Rodrigo Londono, foi rejeitado em outubro em um plebiscito. 
Depois, novas negociações resultaram em um segundo acordo, que inclui as propostas dos críticos da versão original e que foi ratificado pelo Congresso colombiano.
O acordo dá um prazo de 150 dias para que as Farc entreguem todas as suas armas às Nações Unidas, prevê o fim do cultivo de drogas ilegais e também programas sociais para integrar os rebeldes à sociedade. Os membros da Farc poderão formar um partido político, disputar eleições e ocupar cargos públicos. 
______________________________________________________

Nenhum comentário: