segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Começa recontagem de votos das eleições nos Estados Unidos

 
Jornal GGN - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que se não fosse eleito por "milhões de votos ilegais" na disputa presidencial norte-americana, ainda assim teria ganho pelo voto popular, não apenas pelo colégio eleitoral. 
A declaração que já gerou polêmica por todo o mundo ocorre diante do pedido de recontagem feito pela candidata do Partido Verde, Jill Stein, sob a justificativa de que pode ter havido uma manipulação na contagem de votos no estado de Wisconsin. A recontagem começou nesta segunda (28).
A solicitação foi seguida pelos pedidos da candidata derrotada pelo Partido Democrata, Hillary Clinton também nos estados de Michigan e Pensilvânia.
"Além de ganhar no Colégio Eleitoral em uma vitória consagradora, eu ganhei no voto popular se você deduzir os milhões de pessoas que votaram ilegalmente", disse Trump em sua conta no Twitter.
Pelo voto popular, a candidata da oposição tinha quase dois milhões de votos à frente de Trump. Mas o que vale para os Estados Unidos é a definição do Colégio Eleitoral. Nessa base, Trump soma 290 contra 232 de Hillary.
Mas a recontagem gerou instabilidade no cenário político do país. Ainda que o resultado final seja o mesmo, Trump acusou sem provas que houve milhões de votos ilegais que impediram que ele vencesse no voto popular.
_______________________________________________

Nenhum comentário: