quinta-feira, 20 de outubro de 2016

PRISÃO DE CUNHA FOI “JOGO COMBINADO”


"Foi um convite para ele acompanhar a Polícia Federal até Curitiba, muito mais do que a 
gente viu nos outros espetáculos da Lava Jato. Eram policiais de madrugada invadindo casas 
sem avisar nada. No caso de Eduardo Cunha, ele foi avisado e devem ter até pedido de perdão: 
'Deputado me desculpa, mas vou ter que levar você para cadeia porque está muito ruim para 
opinião pública'", ironizou o deputado do PT; ele também acredita que uma possível delação 
de Cunha "é a preparação da queda do governo corrupto de Michel Temer e companhia"

Janio de Freitas, um dos poucos colunistas políticos a não deixar de lado a longa folha de Eduardo 
Cunha quando este era o “queridinho” da mídia, por armar as suas bombas contra o Governo Dilma, 
analisa hoje a falsa surpresa da prisão de Eduardo Cunha (daqui a pouco volto a este 
“surpreendente”) .
O “catálogo” de negócios escusos do ex-deputado, a rigor, importa menos que a agenda do juiz 
Sérgio Moro que, com muito mais crueza que se disse ontem aqui, o colunista Roberto Dias, fez da 
prisão de Cunha “um tapa na imagem do Supremo“.

Catálogo de nomes de Cunha 
pode favorecer sua situação

Janio de Freitas, na Folha
A Lava Jato sabe pouco sobre Eduardo Cunha. Há 26 anos no mercado das transações marginais, e reconhecido com justiça como um dos seus mais prolíficos, versáteis e duros operadores no setor público como no privado, não o honra a pequena lista de motivações que Sergio Moro conseguiu para ordenar sua prisão. Sua longa e destacada atividade no mercado é que faz de Eduardo Cunha um caso especial, como mais um preso sujeito à coação da cadeia praticada na Lava Jato.
A quantidade e a variedade de pessoas e casos que o novo preso poderia expor não têm similar na Lava Jato. É provável que parte dos casos esteja prescrita, para efeito judicial, mas continua sugestiva de linhas de negócios ilegais e parceiros. Quem está sujeito a citação não ficou temeroso agora, com a prisão de Cunha. Há meses era antevista a possibilidade da ordem de Moro. Daí duas questões que a prisão suscita.
Não é incomum a opinião de que o catálogo de casos e nomes denunciáveis favoreça a situação de Cunha. Se não por influências externas sobre o seu inquérito, para delimitá-lo, poderia pelo modo de ação da própria Lava Jato. Tanto porque o grupo de procuradores e policiais federais evita, até onde consegue, temas e nomes alheios à sua prioridade absoluta, que são Lula e o PT; como por ser ignorada e temida a dimensão do desarranjo que Eduardo Cunha pode causar. A ventania tóxica se estenderia até para o hemisfério norte.
A questão transborda para outra. Cunha tinha consciência do risco de prisão (dizia-se que tinha até uma valise pronta, como se fazia na ditadura). Sabia das condenações que o espreitam. Conhecia o método de coerção para obter delações, adotado na Lava Jato e recomendado por instrutores dos Estados Unidos. Apesar disso, não foi para o exterior, para um país sem tratado de extradição com o Brasil.
Eduardo Cunha é um planejador obsessivo dos próximos passos. E esperou meses pela decisão de Moro, sem qualquer ato interpretável como desejo de fuga. Deixou em mistério os motivos da atitude própria de uma pessoa despreocupada, com a vida em ordem, entre os comuns. Mas que houve motivos para estar ou mostrar-se assim, o mais adequado é não duvidar.
Moro, no entanto, incluiu risco de fuga na relação de itens para a prisão. E também a possibilidade de ruptura da ordem pública. Como e por que, nem sugeriu. No mais, só as acusações e indícios que, ao longo de mais de um ano, não pareceram ao juiz serem casos de prisão. O que de repente, sem fato novo, passaram a ser. Mas não por causa de Eduardo Cunha. Ou do seu catálogo.

Nenhum comentário: