terça-feira, 25 de outubro de 2016

MIDIOTISMO: "Amigo" em planilha da Odebrecht é assunto do mês passado, requentado contra Lula

Itaquerão de Lula é um insulto ao leitor acima da média. 
O esforço da Folha de S. Paulo, em parceria com os vazadores 
da Lava Jato, para destruir a imagem do ex-presidente Lula e 
inviabilizá-lo para 2018 está virando um insulto aos leitores 
mais despertos.

Jornal GGN - É destaque nos portais de notícia, na tarde desta segunda (24), que Lula é o "Amigo de EO [Emílio Odebrecht]" que consta numa planilha apreendida e analisada pela Polícia Federal para dar corpo a uma investigação contra o ex-ministro Antonio Palocci.
Apesar de os jornais só terem dado valor a essa informação um dia após a Folha noticiar que, em sua pré-delação, Emílio, pai de Marcelo Odebrecht, teria dito que o Itaquerão é uma "espécie de presente" para Lula, esse dado circula na imprensa pelo menos desde 29 de setembro. Naquele dia, delegado da PF pediu que a prisão temporária de Palocci fosse transformada em prisão preventiva, solicitação prontamente atendida pelo juiz Sergio Moro.
Naquele pedido, consta o seguinte parágrafo: "(...) MARCELO revelou ter solicitado a ANTONIO PALOCCI FILHO que reforçasse junto ao “amigo de [seu] pai” as intenções da ODEBRECHT. O personagem referido como amigo do pai de MARCELO BAHIA ODEBRECHT possivelmente seria LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, conforme se demonstrará no Relatório de Análise de Polícia Judiciária nº 675/2016 (ANEXO6, Evento atual), uma vez que é claramente constatével na mensagem que tal personagem estava em esfera igual ou superior na cadeia hierárquica do governo federal."
No relatório do indiciamento, divulgado hoje, o delegado Filipe Pace recicla a informação. "Conforme Relatório de Análise de Polícia Judiciária nº 675/2016 (Evento 54, ANEXO6, Autos nº 5043559-60.2016.4.04.7000), LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA era conhecido pelas alcunhas de “AMIGO DE MEU PAI” e “AMIGO DE EO”, quando usada por MARCELO BAHIA ODEBRECHT e, também, por “AMIGO DE SEU PAI” e “AMIGO DE EO”, quando utilizada por interlocutores em conversar com MARCELO BAHIA ODEBRECHT."
Pace, contudo, diz que "muito embora haja respaldo probatório e coerência investigativa em se considerar que o AMIGO das planilhas (...) era referência a LULA, a apuração de responsabilidade criminal do ex-presidente da República não compete ao núcleo investigativo do GT LAVA JATO do qual esta Autoridade Policial faz parte."
Cabe ao delegado Márcio Anselmo, que cuida de um inquérito contra Lula, decidir o que fazer com a informação. Na planilha, Amigo, segundo a PF, está associado ao recebimento de propina de R$ 8 milhões.
Palocci é acusado pela PF de gerenciar a propina da Odebrecht em favor do PT durante o governo Lula. A corporação tenta prova que o ex-presidente tinha conhecimento dessa suposta prática. 
Na planilha da Odebrecht, segundo a PF, Palocci é o "Italiano" ou "Itália". A defesa nega a associação.
Hoje o GGN mostrou que a reportagem da Folha sobre o Itaquerão ser um "presente" a Lula endossa o argumento de que existe uma campanha midiática difamatória contra o ex-presidente. 
Além disso, levanta a questão de que existe uma encomenda da Lava Jato à família Odebrecht para que uma delação fatal contra Palocci seja garantida.
O processo contra o ex-ministro está em segredo de justiça, segundo o portal da Justiça Federal do Paraná. Pelo acompanhamento, é possível saber, contudo, que os autos estão nas mãos de Moro para análise.

Nenhum comentário: