quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Exclusivo! Almofadinha Deltan Dallagnol recebe título de doutor honoris causa de instituição investigada pelo MP em Mato Grosso.

Bajonas Teixeira

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que apresentou acusação contra Lula no dia 14 de setembro, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Direito. O título foi entregue pelo reitor da Facinepe, grupo educacional privado que já honrou com o mesmo título outras eminentes figuras, como o bispo Edir Macedo e o apresentador Silvio Santos.
O reitor da entidade se tornou conhecido ao dar entrevista à Record, em março, defendendo a médica pediatra que, logo após a divulgação por Moro dos áudios de conversa entre Lula e Dilma, se recusou a continuar tratando de um bebê de um ano por ser filho de mãe petista.
Com o título, Dallagnol recebe a primeira homenagem pública depois de ter se tornado objeto nacional de escárnio e piada com o show de PowerPoint na apresentação da Denúncia contra Lula. O título serve, portanto, como uma espécie de resgate do inferno, ou de passaporte para retorno à mídia.


JUNTO AOS MAÇONS 

A denúncia da Lava Jato, todo mundo lembra, foi tão ridicularizada que, na semana seguinte, ao serem procurados pela Folha de São Paulo para uma entrevista, os procuradores mandaram dizer, através da assessoria de imprensa, que não estavam atendendo a mídia.
O oportunismo de autopromoção da Facinepe com este evento (vejam o detalhe na foto: “Divulgação/Facinepe”), usando inclusive instalações públicas do MPF, traz o primeiro alento ao procurador que coordena a força-tarefa da Lava Jato depois de quase um mês de ostracismo. Em matéria especialmente dedicada, a Folha destacou as palavras de louvor do reitor da Facinepe na justificativa para a honraria. Dallagnol se destacaria por seu "perfil jovem e audaz" e pela "grandeza de sua coragem".
Foi dito ainda pelo reitor Faustino da Rosa Júnior, na cerimônia realizada na Sede do Ministério Público Federal em Curitiba, que "Suas ações provocaram transformações de cunho social e moral em toda a sociedade brasileira, e serão objeto de estudo no mundo acadêmico por muito tempo".
Em janeiro de 2016, foi noticiado que a Facinepe estaria sendo investigada pelo MPE de MT, em Cuiabá, por oferecer cursos de pós-graduação sem ter a devida autorização do MEC.
Segundo o promotor Henrique Neto, que instaurou o inquérito para investigar a instituição, a Facinepe-MT não possuiria “cadastro na lista de instituições de Ensino Superior regulares junto ao MEC”. E ainda:
“Assim, os cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela referida instituição são cursos destinados apenas à certificação de especialidade profissional, que podem ser oferecidos de forma livre em relação aos Sistemas de Ensino, e cujos certificados não têm valor como certificados acadêmicos”, afirmou. Em pesquisa na internet não encontramos informações sobre a situação atual do processo, se foi arquivado ou se outras providências foram encaminhadas. O site MidiaNews, publicou NOTA de esclarecimento da Facinepe.
É interessante lembrar, para fazer uma ideia da isenção do reitor Faustino da Rosa Júnior, que ele deu depoimento a Redord em defesa da médica pediatra, Maria Dolores Bressan , que, em março desse ano, se recusou a continuar a atender um bebê de um ano, por ser filho de uma petista.
O fato ocorreu um dia após a divulgação dos áudios de conversa de Lula e Dilma, pelo juiz Sérgio Moro, momento em que a médica enviou para a mãe uma mensagem de texto informando que estava “declinando, em caráter irrevogável”, de continuar atendendo seu filho de 1 ano, como noticiou o Estadão.
Pois é. O reitor que premiou Dallagnol é o mesmo que defendeu a médica que, após uma ação de Sérgio Moro, repudiada por boa parte do mundo jurídico, se recusou a continuar atendendo um bebê de um ano. Todos os fios estão conectados. Resta saber se é mera coincidência ou mais que mera coincidência.
_______________________________________________

4 comentários:

Paulo Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Roberto disse...

Sou aluno do Grupo Educacional FACINEPE, assim que vi a notícia neste blog, entrei em contato com a instituição que me esclareceu o seguinte:

O Grupo está plenamente apto a conceder o título de Doutor Honoris Causa em Direito. O diploma é expedido pela Faculdade Centro Sul do Paraná – FACSPAR (http://facinepe.edu.br/mec/), Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pela Portaria Ministerial, nº. 697, de 15 de julho de 2009, mais antiga faculdade mantida pelo FACINEPE. A distinção é atribuída a pessoas que comprovem distinção e destaque em determinada área, por sua boa reputação, virtude, mérito e/ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. O título Honoris Causa de Doutor do Grupo Educacional FACINEPE em determinada área do conhecimento está devidamente dentro dos termos da Lei nº. 9.394/96.

Sobre a investigação no Ministério Público do Mato Grosso, trata-se de um engano, tanto que o mesmo Inquérito Civil, pelo mesmo motivo foi arquivado pelo MPE, devido sequer haver atuação do Grupo naquele estado, oriundo de denúncia vazia de concorrente direto. Em documento expedido no dia 04 de maio de 2016, o MPE alegou que “inexistem substratos fatídicos e jurídicos no prosseguimento das investigações, mormente pela inexistência de quaisquer irregularidades a serem sanadas nesse contexto”. Reitera-se, como restou provado pelo próprio MPE, o Grupo sequer chegou a atuar no estado do Mato Grosso. Com vistas nisso, o Grupo Educacional FACINEPE repudia a republicação, sem a busca de informações prévias, de notícias defasadas, as quais inclusive já foram refutadas e tomadas as medidas judiciais cabíveis, tendo em conta a não veracidade das respectivas informações.

Por fim, o Grupo Educacional FACINEPE afirma que foi fundado com base na Lei nº 9.394/96, Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007 e Resolução do MEC/CNE/CES nº 02, de 02 de fevereiro de 2014, que regulamenta o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. Desde sua criação, o Grupo já ofereceu vários cursos, especialmente de pós-graduação lato sensu, com diversas turmas, em inúmeras cidades brasileiras, desta maneira, tendo formado diversos profissionais que hoje atuam em muitos setores da sociedade, sendo considerada uma das melhores instituições de ensino focadas na pós-graduação lato sensu, no país.

Isso é coisa de blog de petralha, dor de cotovelo das viúvas do PT.

Paulo Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.