quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Jessé Souza contextualiza histórico do golpe no Sala de Visitas



Jornal GGN - A edição do "Na sala de visitas com Luis Nassif" desta semana está imperdível, começando pela entrevista com Jessé Souza, professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do IPEA. Jesse acaba de lançar o livro A radiografia do golpe - entenda como e por que você foi enganado. 
O livro foi desenvolvido a partir de uma pesquisa recente sobre as classes sociais que Jesse coordenou na frente do instituto de pesquisa, pouco antes de ser afastado pelo governo interino de Michel Temer. O trabalhou permitiu ao professor contextualizar o histórico do golpe “como produto dos conflitos de classe recentes e como jogo de poder”. Jessé explica ainda a raiz da crise fiscal que abalou o governo Dilma, e os verdadeiros interesses por trás da demonização do estado, como uma estrutura incapaz de oferecer serviços de qualidade. 
Em relação ao golpe, o professor afirma que uma parte da classe média que apoiou a queda da Dilma começa a perceber as consequências negativas da troca abrupta no poder. "Tem uma parte da classe média, estou estudando isso agora, que é liberal e está assustada. Ela foi enganada, [agora] sabe que foi enganada".
Em seguida, Nassif recebe Simão Pedro, candidato a vereador em São Paulo pelo PT e ex-deputado estadual por três mandatos. Simão abordou os novos conceitos de gestão pública municipal destacando seu trabalho a frente da Secretaria de Serviços, na gestão Haddad, onde ajudou a desenvolver uma revolução no tratamento de resíduos sólidos junto a cooperativas de reciclagem geridas por catadores de lixo. O candidato a vereador também falou sobre a expansão das redes de wifi nas praças, os novos telecentros equipados com FabaLabs (laboratórios digitais com impressoras 3D), e o programa Ilumi que ampliou a iluminação publica com lâmpadas LED nas periferias, trazendo impactos direitos na segurança pública. 
Por fim Nassif entrevista a talentosa cantora e compositora Blubell, que apresenta músicas do seu mais recente álbum "Confissões de Camarim". O trabalho é acompanhado por um quarto de músicos que interpretam canções com letras espirituosas que misturam jazz, bolero, pop e rock. 
_______________________________________________

Nenhum comentário: