Pato desenvolvido por artista holandês, que acusa a Fiesp de plagiá-lo. Artista holandês quer a
grana dele!
Da BBC:Artista holandês acusa Fiesp de plagiar pato amarelo
O artista plástico holandês Florentijn Hofman acusa a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de
São Paulo) de plagiar, em sua campanha contra aumento de impostos chamada "Não vou pagar o
pato", a obra Rubber Duck (ou pato de borracha), exposta em São Paulo, em 2008, e em cidades
como Amsterdã e Hong Kong.
A BBC Brasil entrou em contato com a fábrica de Guarulhos (SP) que produziu a obra para o artista
A BBC Brasil entrou em contato com a fábrica de Guarulhos (SP) que produziu a obra para o artista
holandês em 2008 e descobriu que se trata da mesma que tem produzido os patos em contrato com a
Fiesp.
Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, reconheceu que empresa produziu os dois patos e
Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, reconheceu que empresa produziu os dois patos e
disse que a Fiesp enviou uma foto da obra do artista como "referência", mas que "nem sabe mais se
tem o projeto de Hofman".
À BBC Brasil, a equipe de Hofman afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico original em
À BBC Brasil, a equipe de Hofman afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico original em
uma "paródia política" e que o uso do desenho é "ilegal" e "infringe direitos autorais".
Procurada pela reportagem, a Fiesp negou as acusações de plágio e afirmou que a inspiração para os
Procurada pela reportagem, a Fiesp negou as acusações de plágio e afirmou que a inspiração para os
patos foram "patinhos de banheira", sem confirmar se enviou ou não o projeto holandês como
referência.
"O que foi dito (pela fábrica) para a gente é que este é um projeto novo", diz a área de comunicação
da Federação. "Nós não nos inspiramos no artista. Nos inspiramos nos patinhos de banheira, que
estão em todo lugar. Este projeto é da campanha 'Não vou pagar o pato'."
A Fiesp alega ainda que o pato da campanha difere da obra do artista "nos olhos, no pescoço e na
A Fiesp alega ainda que o pato da campanha difere da obra do artista "nos olhos, no pescoço e na
base" e que a "patinhos amarelos como o da campanha estão em qualquer lugar".
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