quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ZÉ GERALDO VOLTA ATRÁS E O PT VOTARÀ UNIDO CONTRA CU...NHA



Jornal GGN - A bancada do PT anunciou, na tarde desta quarta-feira (2), que os três deputados que compõem o Conselho de Ética votarão unidos pela continuidade do processo que poderá render a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB). O presidente da Câmara é acusado pela Procuradoria Geral da República de ter sido beneficiado pelo esquema de corrupção na Petrobras, desbaratado pela Operação Lava Jato.
A decisão do PT, segundo ventila-se em Brasília, afronta a postura do governo Dilma Rousseff (PT), que teria passado a tarde de terça-feira (1º) trabalhando para fazer com que os petistas do Conselho de Ética ajudassem a sustentar o mandato de Cunha. O Planalto teme que o presidente da Câmara deflagre o processo de impeachment no caso do PT ajudar a derrubar o peemedebista da Mesa Diretora.
Na terça, diante da cobertura negativa da imprensa e das críticas que recebeu da militância, a bancada petista se mobilizou em torno de um abaixo-assinado que pede a saída de Cunha da presidência da Câmara. Caciques sustentaram que não adianta apoiar o peemedebista no Conselho em troca de abafar o impeachment, porque ele terá outras cartas contra o governo na manga e não pensará duas vezes antes de usá-las.
O presidente nacional da legenda, Rui Falcão, fez um apelo à bancada para que a imagem do PT não fosse manchada ainda mais com o apoio a Cunha em troca de um intervalo nas ameaças de deposição de Dilma. Outros dirigentes chegaram a dizer que a presidente da República deveria encarar a questão de frente, sem atender a chantagens, mesmo que seja necessário duelar no plenário da Câmara pela segurar o impeachment.
Após a fala de Falcão, Cunha teria manobrado nos bastidores para esvaziar o plenário do Congresso, que debatia, na noite de terça, um projeto que altera a meta fiscal deste ano. Sem a matéria aprovada, o governo não consegue executar despesas discricionárias e, ao mesmo tempo, corre o risco de ver um novo pedido de impeachment surgir em 2016, por crime de responsabilidade fiscal ao descumprir as previsões orçamentárias.
A votação da meta fiscal está na pauta do Congresso na tarde desta quarta-feira.
______________________________________________

Nenhum comentário: