quinta-feira, 7 de maio de 2015

Demarcação da menor terra indígena do Brasil alcança grande repercussão


Demarcação de terras indígenas no Pico do Jaraguá alcança repercussão internacional

PEDROGARBELLINI 
A demarcação da menor terra indígena do Brasil, no Pico do Jaraguá, alcança grande repercussão na mídia nacional e internacional. A Comissão Guarani Yvyrupa elaborou uma lista de notícias de abril sobre a situação.
Uma vez que a reitegração de posse já foi determinada e autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, a FUNAI recorreu ao Supremo no último dia 23. Os indígenas depositam as esperanças na caneta de Ricardo Lewandowski. O The Guardian, em matéria publicada dia 23 de abril (link), conta a história da aldeia e faz contraponto com a PEC 215, em discussão no Congresso. A Folha, na matéria "Indios se preparam para resistir a despejo em área da zona norte de SP", elaborou um histórico do contexto da compra do terreno, da chegada dos índios guaranis e das atuais decisões judiciais.


Contra a reintegração de posse da aldeia guarani Itakupé no Jaraguá, abril de 2015, São Paulo,

Por Davi Martim (Karaí Popyguá)

Dia 22 de abril de 2015, os índios da aldeia do Jaraguá foram intimados a comparecer no Batalhão da Polícia Militar em Pirituba, para tratar da reintegração de posse de uma das aldeias do Jaraguá, movida pelo ex-deputado Tito Costa (PMDB). Após a a reunião, os índios reuniram-se na Casa de Oração da aldeia para uma coletiva de imprensa. Leia a manifestação de Davi Martim (Karaí Popyguá), professor guarani na escola localizada na aldeia Tekoá Pyaú, no Jaraguá e liderança indígena. Ao final, linque para o vídeo.
LEIA MAIS »

Nenhum comentário: