terça-feira, 31 de março de 2015

SBT vence e Globope terá que revelar dados de audiência



Jornal GGN – A Justiça obriga o Ibope a abrir os dados de audiência para o SBT. Esta decisão é fruto de 14 anos de disputa judicial quando, finalmente, o SBT conseguiu vencer o Ibope, que deverá abrir sua ‘caixa-preta’ de audiência. A notícia saiu no Notícias da TV, do UOL.
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recusou o recurso do Ibope e manteve a sentença de 2003, que obriga o instituto a revelar dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência, principalmente aquela em tempo real, a ‘real time’. O processo foi declarado ‘transitado em julgado’, não cabendo mais recursos. O SBT aguarda agora o cumprimento da sentença.
Tudo começou em 2001. O SBT questionava a medição de audiência minuto a minuto e, naquele ano em 12 de agosto, foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço. O Ibope usou como argumento que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números. O SBT sentiu-se lesado e processou o Ibope. Além do questionamento da punição, a emissora de Silvio Santos pediu acesso aos dados confidenciais da medição.
Em 2003 a primeira vitória do SBT. O Ibope foi condenado pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora, caso não mostrasse a ‘forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados’.
O Ibope, é claro, exerceu seu direito e recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ manteve a sentença. O Ibope então apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do Instituto. No dia 19 de fevereiro, o STJ declarou o processo ‘transitado em julgado’, ou seja, não existem mais recursos possíveis.
No decorrer da briga judicial com o Ibope, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem se dispusesse a revelar que tinha um peoplemeter, o aparelho que mede a audiência em tempo real. Na cidade de São Paulo há cerca de 930 aparelhos em locais escolhidos pelo Ibope e mantidos em sigilo. No Brasil inteiro são cerca de 6 mil. Com a sentença, o SBT espera ter acesso à localização desses aparelhos para verificar se a amostra do Ibope realmente é representativa das classes sociais e a distribuição geográfica.
Em 2004, como parte da guerra contra o Ibope, o SBT financiou a criação de um instituto, o Datanexus, que foi cancelado seis meses depois pois os resultados eram idênticos. Ao lado da Record, Band e RedeTV!, o SBT está bancando a instalação no Brasil do instituto alemão Gfk, que passará a medir oficialmente a audiência no Brasil em abril.
De acordo com o Ibope, a medição de audiência é auditada e segue padrões e normas internacionais. O instituto não permite a divulgação de números em tempo real pelas emissoras para não influenciar o público.
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