segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Por que tucano anaboliza o Eduardo Jorge ?


Quem seria o apoiador da campanha de Eduardo Jorge que produziu o vídeo, que tem uma 
edição profissional de imagem e de som? O clipe está pendurado no canal do youtube de Pedro 
Guadalupe. A descrição do vídeo informa que a produção é da empresa Satis Marketing Digital 
e a direção é do próprio dono do canal. O mais interessante é que Guadalupe, especialista em 
redes sociais, mora em Minas Gerais e presta serviços para o PSDB. Embora não seja 
formalmente vinculado à campanha, é próximo do candidato à presidência do partido, Aécio 
VOTOS DE MARINA

Por Igor Felippe, no Escrevinhador


Está fazendo sucesso na internet o clipe chamado “Eduardo, o Jorge”, com um reggaezinho baseado
em “Don’t Worry, Be Happy”, de Bobby McFerrin (VEJA AQUI A ORIGINAL). Até agora, já foi
visto por mais de 345 mil usuários do youtube e está bombando nas redes sociais.
O clipe começa com um discurso do candidato do PV, Eduardo Jorge, em defesa da legalização da
maconha no debate da Band: “A medida que tem mais influência na diminuição da criminalidade é a
legalização com regulação das drogas psicoativas ilícitas, porque é daí que sai o financiamento dos
exércitos criminosos, para dominar penitenciárias, para corromper polícia e para fazer o sofrimento dos
brasileiros”.
Logo depois, começa a música com a imagem ao fundo de um fósforo acendendo um cigarro de
maconha. Uma voz feminina canta: “Eu já to cansado dessa onda quadrada, a Dilma ninguém não
traga mesmo estando bolada, Eduardo… o Jorge”.
A partir daí, a letra da canção mostra imagens oficiais da campanha de Eduardo Jorge, com o logo do
partido e o número. Assim, constrói a narrativa de uma propaganda oficial, mas com um tom diferente
dos filmes do PV no horário político. No entanto, o clipe não está disponível na página da campanha.
Seria um vídeo da campanha para o público da internet?



O Blog Escrevinhador entrou em contato com a assessoria do candidato Eduardo Jorge, que declarou
que, de fato, não se trata de um material oficial da campanha, que feito de forma espontânea. O
produtor do vídeo, segundo a assessoria, não presta serviços para o partido.
No facebook, o perfil de Eduardo Jorge divulgou o vídeo da seguinte forma: “Nossa campanha não é
financiada por empresas, apenas pessoas físicas. Nessa caminhada ganhamos até jingle e clip de
doação. Acredito que muitos de vocês já assistiram, mas como ainda não tinha sido divulgado no
facebook fica aqui nosso agradecimento”.
Meses atrás, Guadalupe tentou cooptar para a campanha tucana Jeferson Monteiro, dono do perfil
Dilma Bolada nas redes sociais. Monteiro deu trela para Guadalupe e depois divulgou na imprensa a
oferta que recebera.
Por que o assessor de redes sociais do PSDB produziu e divulgou um vídeo para Eduardo Jorge?
O desespero bateu nos tucanos. A possibilidade do PSDB ficar fora do 2º turno da campanha
presidencial pela primeira vez nos últimos 20 anos acendeu o sinal vermelho.
Assim, a tática da campanha tucana tem dois sentidos: conquistar votos para Aécio Neves, mas
também tirar votos de Marina Silva, criando condições para passagem para o 2º turno.
Por isso, o clipe produzido por Guadalupe usa Eduardo Jorge como um instrumento em disputa nas
redes sociais para tirar votos de uma parcela da juventude que tende a votar em Marina Silva.
Essa juventude dificilmente votaria em Aécio Neves, mas pode migrar para um candidato com um
discurso próximo de Marina Silva, que pauta a defesa do meio ambiente e da legalização das drogas,
critica a “polarização PT e PSDB” e não se coloca como direita ou esquerda.
Com isso, o especialista em redes sociais ligado ao PSDB, que sabe os limites do candidato tucano,
escolheu Eduardo Jorge como o candidato mais viável para tirar votos de Marina Silva a partir de um
trabalho nas redes sociais.
Então, é importante ficar esperto com os interesses que estão por trás das peças que circulam nas redes
sociais, que podem parecer uma manifestação inocente política, mas esconde objetivos que não são
desvelam à primeira vista.
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