segunda-feira, 23 de junho de 2014

‘Os lucros inestimáveis da Globo com a Copa’



No site da Carta Capital, um texto analisa a relação entre a mídia e a Copa, e se fixa 
particularmente nos lucros da Globo.

Trechos:


“O monopólio da TV Globo sobre os direitos de transmissão do evento: o negócio para a transmissão
da Copa de 2014 foi fechado há oito anos, no final de 2006.
A Globo não informou o valor pago à Fifa para conquistar esse direito. Mas a parceria é antiga: desde
1970 as duas poderosas fazem acordos entre si.
Para a detentora dos direitos, também não importa se o valor a ser pago é cada vez mais alto.
O retorno é garantido.
Só com o que é pago pelos patrocinadores, a Globo embolsou cerca de R$ 1,44 bilhão. O preço de
tabela por cota de patrocínio era de cerca de R$ 180 milhões. 
Adicione à conta o que o grupo ganha com a retransmissão dos jogos para outros veículos. 
Tal medida reforça a concentração de poder midiático deste conglomerado das comunicações, na
contramão de toda a luta pela democratização da comunicação no país, transformando a principal festa
do futebol mundial num grande comércio de venda de marcas e produtos e excluindo as redes públicas
de comunicação de todos os países de poderem oferecer este produto em suas mídias aos seus
respectivos povos.
Os serviços agregados aos direitos de transmissão dos jogos: o investimento na compra dos direitos de
transmissão também volta para a empresa de mídia com uma mãozinha generosa do poder público. 
Um exemplo foi a festa que antecedeu o sorteio das eliminatórias da Copa, em 2011, no Rio de Janeiro. Prefeitura e Governo do Rio pagaram R$ 30 milhões para a Globo comandar o evento. Entre recursos
públicos e privados, o faturamento originado por toda a divulgação da Copa chega a um valor
inestimável, já que não há transparência em sua divulgação.”
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