quarta-feira, 12 de março de 2014

UCRANIA: O OURO SUMIU


O simpático Barack Obama afirma que o referendum da Crimeia não é legítimo porque no processo deve ser envolvido o parlamento ucraniano.
Ou seja: se uma zona quer ser independente do poder central, antes tem que pedir a autorização do mesmo poder central para declarar a própria independência.
Por exemplo: os Estados Unidos erraram a não pedir a independência aos Ingleses, pois estes teriam ficado entusiastas de serem envolvidos no processo.
Ou o simpático Obama tem as ideias um pouco confusas acerca do conceito de autodeterminação dos povos ou está a gozar. Provavelmente as duas.
Enquanto isso, Segundo o site Iskra-news.info, na noite de 8 de Março as reservas de ouro da Ucrânia foram carregadas num avião não identificado no aeroporto Borispol de Kiev, donde descolou imediatamente.
Uma quinzena de operadores, mascarados e armados, transferiram a preciosa carga de alguns furgões Volkswagen para o interior do avião não registado.
Uma fonte do governo ucraniano afirmou que a transferência de ouro das reservas para os Estados Unidos foi coordenada pelo primeiro-ministro Arseny Jatsenjuk.
Enquanto isso, o Banco Central da Rússia retirou dos bancos norte-americanos biliões de dólares. De acordo com um especialista financeiro, o Banco Central da Rússia retirou no passado dia 6 de Março uma parcela significativa das suas reservas depositadas nos bancos dos Estados Unidos, um total de dezenas de milhares de milhões de Dólares.
Mas voltemos ao ouro ucraniana: esquisita esta transferência? Nem tanto. Vamos visitar, por exemplo, o site Open Ukraine, a fundação que tem no primeiro-ministro Jatsenjuk o presidente; abrimos a página "partners" e eis o que encontramos:

Victor Pinchuk Foundation
Esta é a fundação de Victor Pinchuk (nº 255 na lista dos mais ricos do planeta segundo Forbes), dono da EastOne Group LLC (investimentos e consultoria financeira, com sede em Londres), da Interpipe (aço), de quatro estações televisivas e da revista Fakty i Kommentarii. É de origem hebraicas e membro de Board of the Peterson Institute for International Economics, International Advisory Council of Brookings Institution,Corporate Advisory Board of the Global Business Coalition against HIV/AIDS, TB and Malaria. Amigo pessoal de Elton John, Paul McCartney e Bill Clinton.

The German Mashal Fund of Unites States
Este é um think tank com sede em Washington e escritórios em Berlim, Paris, Bruxelas, Belgrado, Ankara, Bucareste, Varsóvia e Tunes (ou Túnis no Brasil). É um think tank importante, que em 1981 providenciou os fundos para a abertura do Institute for International Economics (agora Peterson Institute for International Economics) e entre cujos membros encontramos pessoal de instituições parecidas (Council on Foreign Relations, Freedom House), jornalistas (Washington Post, New York Times), políticos dos EUA.

Chatham House
Uma instituição para a qual não são precisas apresentações: é "o" think tank inglês..

International Renaissance Foundation
O que é isso? É uma das muitas organizações de George Soros. Esta é ucraniana e, obviamente, é uma instituição "de caridade".

Nato
A Nato? A Nato apoia Jatsenjuk? Ehhhh sim...

Administração dos Estados Unidos

Também estes? Sim, também...

Ministeiro dos Negócios Estrangeiros da Polónia

The National Endowment for Democracy
Esta é uma instituição non-profit fundada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1983, e é parte integrante do Departamento de Estado.

Horizon Capital
Empresa que opera no âmbito da finança, fundada e dirigida por Jeffrey C. Neal (ex presidente do Global Investment Banking Group do banco Merrill Lynch) e Natalie A. Jaresko (ex Departamento de Estados dos EUA e chefe da Secção Económica da Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia). Lenna Koszarny. A Horizon Capital tem sede na Ucrânia e sucursal em Chicago (EUA).

Swedbank
Claro, não podia ter faltado um banco. Neste caso é o Swedbank, cujo chefe é Michael J. Wolf, ex presidente da MTV, actualmente também no conselho de Administração de Yahoo. Obviamente faz parte do clube de Davos.

Estes são os amiguinhos do atual primeiro ministro da Ucrânia. E para onde deveria ter ido o ouro?


O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, se encontrou com o presidente dos EUA 
Barack Obama nesta quarta em Washington___________________________________________________________

Nenhum comentário: