quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Paraíso fiscal recebe mais investimentos em 2013 do que Brasil e Índia juntos
Reuters
As Ilhas Virgens Britânicas receberam mais investimentos estrangeiros diretos no ano passado do que duas grandes economias emergentes juntas, a Índia e o Brasil, de acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas divulgado nesta terça-feira.
O arquipélago caribenho, um paraíso fiscal que, não fosse por isso, dependeria do turismo, saltou na tabela dos principais destinos de investimentos nos últimos cinco anos. Recebeu 92 bilhões de dólares em divisas estrangeiras em 2013, segundo estimativas preliminares compiladas pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
Esse foi o quarto maior total de investimentos recebido em todo o mundo. A maior economia do mundo, os Estados Unidos, atraiu 159 bilhões de dólares. A China, a segunda maior, captou 127 bilhões de dólares, enquanto a Rússia, grande produtora de petróleo e metais, recebeu apenas 2 bilhões de dólares a mais do que as Ilhas Virgens Britânicas.
Brasil e Índia ficaram mais abaixo no ranking, com 63 bilhões e 28 bilhões de dólares, respectivamente.
Provavelmente o boom de investimentos nas Ilhas Virgens Britânicas não deverá continuar no mesmo ritmo porque os governos estão tentando reforçar seu arcabouço regulatório para deter a evasão fiscal.
__________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário