sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Morre o Padre João Batista Libânio


Importante teólogo da Libertação, Libânio era conhecido mundialmente

Morreu nesta quinta-feira (30), em Curtiba, o Padre João Batista Libânio. Com 36 livros escritos, o religioso da Companhia de Jesus era um dos maiores teóricos da Teologia da Libertação. Ele tinha 81 anos e foi vítima de um infarto.
Reconhecido mundialmente por seu profundo conhecimento na área teológica e sua ação pastoral junto aos mais simples, o padre prestou importante e valioso serviço à Igreja. Libânio foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Se formou doutor em Teologia em 1968 pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) em Roma. Retornou ao Brasil no mesmo ano e lecionou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS), na PUC-MG, PUC-RJ e deu aula até sua morte na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Era também vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.
Na arquidiocese de Belo Horizonte, contribuiu com os jornais "Opinião" e "Notícias Digital" na coluna "O olhar do teólogo".
_________________________________________________________

Nenhum comentário: