segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O pior brasileiro do ano


Um péssimo exemplo para os brasileiros.

Por : Paulo Nogueira

X é um querido amigo meu. Mesma profissão, mesma geração, mesma redação durante muitos anos.
X é uma pessoa boa, solidária, leal, atributos que me fizeram querer mantê-lo entre meus amigos no correr dos longos dias.
X é, também, uma prova do efeito deletério que Joaquim Barbosa vem exercendo sobre a índole bondosa, pacífica e cordial dos brasileiros.
O caráter dos brasileiros está sendo corrompido por JB, e poucas pessoas parecem se dar conta dessa potencial tragédia brasileira.
Dias atrás, X escreveu que Genoíno, “o mensaleiro”, estava querendo “moleza”.
Moleza, no caso, era simplesmente ficar em sua casa simples no Butantã, em São Paulo, o período provisório de prisão domiciliar. Hoje, “o mensaleiro” – meu amigo X não citou o nome – está numa casa de familiares em Brasília.
Esta é a “moleza”.
Vamos lembrar que estamos na época de Natal, propícia a atos de concórdia, perdão e tolerância. Com tudo isso, X se comportou com ódio e com absoluta distância do espírito natalino.
X vibrou com a decisão mesquinha, desnecessária e inclemente de JB de não permitir a transferência de Genoino.
Ele não se comoveu sequer com a luta épica que a filha de Genoino, Miruna, trava pelo pai. Você pode não gostar do pai. Mas desprezar o desespero de uma filha impotente é coisa para poucos.
X é uma vítima de JB, como tantos outros brasileiros que se fanatizaram na luta contra os “mensaleiros”.
Compare os sentimentos que o papa Francisco inspira sobre as pessoas. Jorram de Francisco amor, piedade, compaixão, solidariedade, tolerância.
De JB emana o oposto.
Não gosto de simplificar as coisas, mas Francisco encarna as virtudes mais elevadas da humanidade e JB os defeitos mais abomináveis.
Se o mundo seguir Francisco, a humanidade ficará melhor. Se o Brasil seguir JB, ficaremos todos piores.
No mesmo dia em que X ficou feliz com a mesquinharia de JB, Miruna mandou uma mensagem a alguns jornalistas, entre os quais eu. Ela acabara de saber da decisão de JB.
O título da mensagem é autoexplicativo: “Revolta!”
O manifesto de Miruna:
“Palavras textuais do presidente do STF sobre a situação do meu pai:
“Por fim, considerada a provisoriedade da prisão domiciliar na qual o condenado vem atualmente cumprindo sua pena, e a forte probabilidade do seu retorno ao regime semi-aberto ao fim do prazo solicitado pela Procuradoria-Geral da República, considero que a transferência ora requerida fere o interesse público.
Por todo o exposto, indefiro o pedido de cumprimento da pena em regime domiciliar em São Paulo.”
Eu sei que não posso falar tudo o que penso sobre o presidente da suprema corte de justiça de meu país. Mas também que adjetivo é possível usar para alguém que proíbe um condenado CARDÍACO de cumprir sua pena DOMICILIAR em seu DOMICÍLIO e ainda ameaça que em fevereiro vai colocá-lo de volta na prisão?
O próprio laudo feito pelos médicos escolhidos a dedo por Barbosa fala: “Desta feita, o tratamento anti-hipertensivo de longo prazo deve incluir (… cita a dieta, exercícios e tal) A RESTRIÇÃO DA INFLUÊNCIA DE FATORES PSICOLÓGICOS ESTRESSANTES”.
Que tal isso ser considerado a começar pelo presidente do Supremo? O que vocês acham que se pode dizer de alguém que já ameaça e anuncia, no dia 28 de dezembro, uma época realmente propícia para ameaças, que a pessoa vai voltar para a cadeia em dois meses????????????”
Assim termina a mensagem de Miruna, numa série de interrogações para as quais ela não encontra respostas.
Pelo efeito deletério que vem tendo sobre o caráter dos brasileiros, e particularmente pelo mal que ele vem fazendo à alma de meu amigo X, Joaquim Barbosa é o Pior Brasileiro do Ano.
____________________________________________________

Nenhum comentário: